sábado, 16 de agosto de 2008

Coisas que impressionam pelo seu brilhantismo

Tal como assistimos a uma crescente deslocalização de indústrias para o leste da Europa e para a Ásia, atraídas pela mão-de-obra barata e outras condições incomparavelmente menos exigentes do que aquilo que se verifica nos países desenvolvidos, também por cá assistimos a um fenómeno curioso e que apresenta alguns contornos vagamente parecidos.

Na ânsia de atrair investimentos muitos municípios concedem benefícios fiscais às empresas. Nomeadamente não cobrando a derrama. Alvito, Barrancos, Mértola, Ourique e Vidigueira, no distrito de Beja, Borba, Portel e Redondo no distrito de Évora são os municípios que adoptaram esta brilhante medida para atrair empresas a investirem nos respectivos Concelhos.

E o resultado, como não podia deixar de ser, não se fez esperar. Assiste-se hoje a um investimento maciço nestes concelhos em detrimento de outros, como Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Évora, Reguengos, Beja, Aljustrel ou Moura, onde é aplicada a taxa máxima prevista para este imposto. Como todos sabem, ninguém investe nestes concelhos e assiste-se a um preocupante esvaziamento dos respectivos parques industriais motivado pela deslocalização das empresas, que partem para as terras vizinhas atraídas pela esmagadora vantagem de não pagarem derrama.

De resto, em consequência dessa politica suicida, tem-se verificado um crescente declínio das cidades e vilas que aplicam esse imposto injusto enquanto os concelhos que não o aplicam têm crescido exponencialmente. Vê-se.

4 comentários:

  1. Já agora ou logo quando lhe der jeito senhor Kruzes deixe aqui no seu blog a narração do que se passou na última reunião da C.M.Estremoz sobre este brilhante imposto. Já agora por favor deixe também a votação final das forças partidárias que compõem o executivo.
    Com os melhores cumprimentos.
    Anónimo

    ResponderEliminar
  2. Ainda não há dois meses Kruzes escrevia no Alto da Praça:

    "Não é pelo facto de haver ou não derrama que as empresas escolhem os concelhos onde se vão instalar. Está mais que provado e todas as evidências o demonstram.

    23/6/07 16:13"

    Mudou de ideia?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo das 11:44 PM

    O meu post não aborda a questão de Estremoz que, como pode constatar, nem é mencionada no texto.
    Quanto à deliberação sobre a matéria recentemente tomada pela CM Estremoz, embora a mesma seja pública, não me pronunciarei nem aqui nem noutro lugar do estilo.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo das 4:25 PM
    Não estou a ver o que o leva a concluir isso.

    ResponderEliminar