sábado, 6 de dezembro de 2014

Ainda há tempo para essa extravagância do poupar...

Deitar contas à vida não constitui, infelizmente, um hábito para a generalidade dos portugueses. Os resultados da ausência desse exercício, que de forma continuada devíamos fazer, estão bem à vista. A todos os níveis. Seja na gestão da coisa pública, para os que têm essa responsabilidade, seja a nível individual com as nossas finanças domésticas.
Veja-se o caso dos impostos. Um saque feito à descarada à nossa carteira. Mas, ainda assim, poucos se preocupam em planear alguma poupança fiscal. Não terão, provavelmente, tempo para isso de tão ocupados que estão em criticar quem o faz. Embora quase a queimar o prazo para “minimizar os estragos” fica a sugestão deste simulador que permite, de forma fácil e intuitiva, calcular o irs de 2014 a pagar em 2015.
Uma dica para quem tem depósitos prazo ou outras aplicações financeiras. Verifiquem se vale a pena optar pelo englobamento de rendimentos. Pode, em determinadas circunstâncias, fazer toda a diferença entre pagar ainda mais ou receber algum do que já se descontou...

2 comentários:

  1. Já estive a ver e só não percebo se podemos ou não declarar as "novas rendas", aliás, não no simulador que indicas que já o ano passado o fizeste e bateu quase certo, ainda não consegui perceber o que se pode ou não abater no IRS após a salganhada dos avanços e recuos bem ao estilo da actual governação. Depois em discursos falam de 2015 tão depressa como avançam para 2016 etc, etc, etc.

    Se puderes dar-me essa informação diz-me pf

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As alterações recentemente aprovadas aplicam-se ao rendimentos de 2015. Ou seja na declaração que vamos preencher em 2016.

      Boa semana!

      Eliminar