domingo, 19 de agosto de 2012

Solidariedade selectiva


Ser solidário é uma coisa bonita. E está na moda, também. Pena é que uma observação mais atenta das causas que motivam verdadeiras ondas de solidariedade e, bem assim, daqueles que se apressam a manifestar o seu espírito solidário, constitua um exercício que poucos fazem.
Repare-se no caso da recente condenação, pela justiça russa, das “Pussy Riot” por terem invadido um local de culto, alegadamente em protesto contra o governo lá do sítio, perturbando quem estava a fazer as suas rezas. Verdade que meter as mocitas na choça durante dois anos, só por causa das cantorias manhosas num templo, que aborreceram umas quantas beatas e desagradaram aos manda chuva lá da terra é, convenhamos, um bocado exagerado. Por isso, ou por outra coisa qualquer, não falta gente a anunciar a sua solidariedade, pelas mais diversas formas, para com as cantoras (!) e a manifestar a mais convicta reprovação pela actuação das autoridades russas.
Parece-me no entanto – mas isso sou apenas eu a desconfiar - que caso o palco do protesto tivesse sido outro, ainda que o objectivo exactamente o mesmo, a história teria contornos muito diferentes. Nomeadamente ao nível do movimento solidário. Admitamos que as jovens teriam tido a coragem – isso sim, seria corajoso – de ir protestar para uma mesquita ou, apenas, para um local onde meia dúzia de muçulmanos estivessem entretidos nas suas práticas religiosas. Se calhar, até pelos antecedentes que se conhecem, os mesmos que agora se solidarizam com as condenadas estariam a demonstrar a sua reprovação pela intolerável provocação que as mesmas teriam cometido. A solidariedade, quase de certeza, iria direitinha para a mourama e os cartazes anti-Putin, como da outra vez das caricaturas, seriam substituídos por pedidos de desculpa…
É por estas e por outras que não suporto a gentalha dos movimentos de solidariedade. Nisto, bem como noutras coisas, a coerência deve vir em primeiro lugar. Mas isso parece importar pouco àqueles que apenas querem é aparecer.

2 comentários:

  1. Penso da mesma forma porque a maioria dos movimentos solidários tem gentalha sem qualquer coerência e de um fanatismo absurdo, embora muitos não o sejam.

    ResponderEliminar
  2. É um bom bocado assim, realmente...

    ResponderEliminar