sábado, 20 de fevereiro de 2010

País divertido

A maioria dos portugueses admite que somos um país de brincadeira. Embora, quanto a mim, isso não seja necessariamente mau nem constitua um defeito que nos envergonhe. Pode, se bem explorado, constituir um motivo para nos animar e elevar a nossa auto-estima enquanto povo. Claro que a ideia de sermos um país de brincadeira reunirá algum consenso entre os adeptos dos partidos da oposição, mas encontrará forte resistência dentro do grupo de seguidores do partido que governa. Para quem não passará de mais uma opinião bota-abaixista (as expressões que estes apaniguados inventam!) de quem não reconhece a genialidade de quem nos dirige. Estejam eles sentados na cadeira da presidência do conselho de ministros ou à mesa de um qualquer conselho de administração de uma qualquer empresa pública.
Vejamos por exemplo o caso da justiça. É, concorde-se ou não, uma verdadeira animação. Primeiro porque ninguém a leva a sério e, segundo, porque não se cansa de nos divertir. Mesmo deixando de lado os casos mais anedóticos que envolvem figurões sobejamente conhecidos é possível encontrar situações assaz hilariantes que nos fazem rir até às lágrimas e que, quase de certeza, entrarão para o anedotário nacional.
Nos últimos dias constituíram noticia três casos verdadeiramente sintomáticos. Num deles dois ladroezecos ocuparam o precioso tempo de três juízes e sabe-se lá quantos funcionários por terem roubado amêndoas avaliadas em dois euros. Crime hediondo, diga-se, porque isso de roubar guloseimas pode acarretar consequências imprevisíveis para a saúde dos meliantes que, mais tarde, sobrecarregariam o serviço nacional de saúde. Por isso o melhor é condená-los já antes que peçam um cheque dentista.
Também o gatuno azarado que ficou entalado num buraco quando pretendia assaltar um supermercado terá colocado o dono do estabelecimento em tribunal. Alega ter sido agredido pelo proprietário durante o tempo em que permaneceu naquela situação incómoda e exige uma indemnização pelos danos sofridos. É verdade que o gajo estava mesmo a pedi-las mas, como se sabe, a justiça é cega. Tal como o olho traseiro. E esse constitui o principal problema do agora queixoso que, dada a posição em que se encontrava aquando das alegadas agressões, não viu quem o malhou.
Finalmente o caso do “jovem” – é assim que agora se deve dizer quando nos referimos a delinquentes – que no ano passado espalhou o terror pelas ruas de Lagos ao volante de um camião que “desviou” de um estaleiro. Apesar de, na sequência da sua atitude tresloucada, ter ocorrido um atropelamento mortal, não terá ficado provada a relação entre os dois acontecimentos. Isto porque alguém se lembrou – ele há gente capaz de tudo – de saltar para a cabine do camião para impedir o dito jovem de continuar a sua marcha e esse facto poderá ter sido determinante para a infeliz ocorrência. Provavelmente o herói de Lagos, como ficou conhecido na altura, terá ainda de justificar porque teve a tão parva ideia de importunar o ocasional, mas nem por isso menos pacífico, condutor de um veículo pesado a circular desgovernado no meio de uma cidade.
Ora digam lá que não são estas coisas que fazem de Portugal um país divertido e que a todo o momento nos dá motivos para rir. Podíamos viver sem elas, lá isso podíamos, mas seria uma tristeza.

2 comentários:

  1. Sorri ao ler este teu post.
    Todos sabemos que instalou-se o descredito total na justiça portuguesa e lá andam "cabecinhas pensadoras" a tentar dar a volta à questão. O pior de tudo isto é que a fuga da informação do segredo de justiça só funciona para casos que envolvam "negociataspoliticasempresariais".

    1- O chico das amêndoas, pensa um pouco, ou melhor vai mais além do que fi noticiado - achas que 3 juízes julgariam por um simples pacote de amendoas? E as dezenas ou centenas de crimes que terão praticado mas que ficaram para trás devido à alteração da lei, desculpa da porta giratória apanhado-detido-solto-apanhado-detido-solto-apanhado e agora é que é julgado?

    2- O zé de cu de fora - como cidadão pode interpor qualquer acção judicial, neste caso diz ter sido agredido, porque a lei assim o determina, mas nada indica que não será condenado pelo acto prncipal que o levou àquela situação. Aguardo para ver:)

    3- Herói de Lagos? pois o povo assim o apelida, algo tremendamente apalermado dando confiança a um gajo que não merece nada. Neste caso "quem impediu" fez muitissimo bem...mas jornalisticamente ninguém fala de com toda a certeza que esse criminoso devia ir com uma carrada de droga que nem se deve lembrar do que fez e a polícia foi impotente porquê?
    É mais fácil uma noticia da que falas do que dizerem algo para não porem qualquer organismo público em cheque.

    Tudo isto tem duas fazes, dois pesos e uma só medida ( a lei) e muitas das vezes noticias dadas fora de contexto leva-nos a todos a pensar que estamos "numa cegada completa", que não foge muito da verdade, mas há imensa gente CREDÍVEL na justiça e aqui englobo também as forças de segurança.

    Desculpa KK mas é leitura que eu faço destes e de outros factos e tenho dito a muita gente: se querem saber dos vossos processos, porque demoram tanto, etc, etc. e o advogado diz coisas apenas telegraficamente, há um direito que nos assiste:

    - qualquer cidadão pode dirigir-se ao tribunal e na secretaria saber o estado do SEU processo, nem que seja uma simples testemunha.

    Já imaginaste se TODOS o fizessem? talvez a lentidão/acomodação da justiça mudaria e milhares de processos pendentes e amontoados em prateleiras, por porcarias como divórcios, partilhas, guerras e guerrinhas, roubos, etc, etc. (a justiça não serve para educar um povo, mas presta apenas a averiguação/execução de sentenças).
    Não sei se me fiz entender!

    Um abraço e gostei desta troca de opiniões e uma vez mais as minhas desculpas:)

    ResponderEliminar
  2. Até dava para rir se depois não fossemos nós a pagar a factura!
    Vive-se num país onde os ladrões são heróis têm de pagar indemnizações aos bandidos...
    Tá tudo às avessas!
    É o país que se tem...
    MFCC

    ResponderEliminar