domingo, 21 de fevereiro de 2010

A chuva

Gosto de chuva. Quase tanto como gosto de sol, de calor e não menos do que odeio neve. Mas, por mais que goste de ver a água a cair, confesso que por agora já chateia, começa a aborrecer e a causar incómodo. É por isso que sugiro a organização de uma procissão. Como aquelas que fizeram aqui há uns atrás em que um grupo de crentes “procissou” desde o centro da cidade até à igreja da Senhora da Conceição, nos arredores de Estremoz, para implorar à dita senhora a vinda de chuva. Desta vez a súplica teria o objectivo inverso e visaria interceder – meter uma cunha, vá - junto da dita divindade para que esta fizesse parar a chuva. Não sei se resultaria ou não, o mais provável seria os “procissantes” apanharem uma valente molha e continuar na mesma a chover, mas não custa nada tentar. Pelo sim pelo não o blogue “Kruzes Kanhoto” está disposto a patrocinar o evento colocando à disposição dos interessados uns quantos guarda-chuvas. Merchandising, claro.
Noutro âmbito – o das coisas sérias – quero expressar a minha solidariedade para com os leitores deste blogue que residem na ilha da Madeira. Nomeadamente ao Manjedoura e à habitual comentadora MFCC. Que estejam bem, tal como todos os que lhes são queridos, é o que desejo.

3 comentários:

  1. Essa das procissões fez-me retroceder no tempo e visualizei os tribais a apelarem pela chuva ou sol nas suas danças tradicionais, nas quais até eu entrava:)

    Guarda-chuva? não uso, porque ao tentar abrir já estou molhada e portanto fica em casa e já ali está há 10 anos.

    Prefiro a chuva do que o vento e hoje aqui estão rajadas que assobiam, fogoooooooooo!!!

    Tragédia ignobil, foi também o mini discurso (mais tipo ordem) do Albert Garden para que as imagens não fossem para o estrangeiro o que me deixou de boca aberta, com a actual tecnologia? Em que mundo vive esse fulaninho? Agora quer ele quer o governo terão de engolir sapos, mas quem sofreu mais? o povo, pois claro!

    A minha solidariedade total para os Madeirenses e para quem referes e que estejam bem assim como os seus familiares e amigos.

    ResponderEliminar
  2. As procissões a pedir água acontecem, devido à crendice e à angústia das pessoas... Eu, como alentejano, já tive oportunidade de assistir a algumas aflições destas... Oxalá, que nunca mais aconteça...
    Abraço
    Compadre Alentejano

    ResponderEliminar
  3. Obrigada KK!
    Tou viva graças a Deus!
    Mas devo confessar que muito sofri nestes dias ao ouvir os relatos (porque tivemos sem TV Cabo), dos nossos repórteres e heróisque relataram as enchentes na baixa e nas zonas altas da cidade assim como nos outros concelhos afectados pelas intemperies.
    Confesso que ainda não tive coragem de sair daqui (Ponta do Sol), onde fomos vagamente afectados, sem vitimas, só tivemos derrocadas em zonas sem habitantes, enchetes na "promenade" da MADALENA DO MAR e no LUGAR DE BAIXO, onde trabalho.
    Aqui foi, no dia 20 de Fevereiro onde eu vivi alguns momentos de pânico, quanto vi de todos os lados correr literalmente cascatas de água e vi a ribeira começar a transbordar...
    Eram 10h30, desliguei tudo, tirei as coisas mais valiosas e meti em cima do balcão e sai...
    Voltei 2ª feira e fiquei triste, muito triste, quando vejo o acesso ao Posto de Turismo todo coberto com + ou - 1,50m de entulho e lama...
    Subi e vejo que não podia entrar porque mais 1 vez estava cheio de lama, pedi a 1 dos funcionários que lá estavam nas desobstrução para cavar a minha entrada...
    Olho e vejo as 4 entradas inundadas e com muita lama...
    Tive de sair para facilitar aos homens das limpezas que durante 3 dias, com trabalho arduo retiraram toneladas de entulho enlameado daquela área, mas pior ainda foram os que ficaram sem carros, porque numa questão de minutos a água invadio a baixa, sem tréguas ou réguas!
    Avisei antes de me ir embora: "Tirem os carros porque a água vai chegar aqui..."
    - Na 4ª feira naquela localidade falou-se de mim... Que tinha razão e que fui "muito esperta" em ter saido áquelas horas!
    Amanhã dia 1 de Março volto lá já com tudo limpo arrumado mas ainda com 1 paisagem muito diferente da que eu estou hábituada.
    Tenho o privilegio de trabalhar numa Fajã à "beira mar" entre falésias...
    Mas este ano (2010), este mês (Fevereiro) que hoje finda já vi o mar invadir o meu espaço, 1 onda passar por cima do restaurante ao lado e agora este dilúvio...
    O KK já deve ter ouvido falar e também ter visto as imagens das ondas mais espectaculares da Marina do Lugar de Baixo, eu sentada no meu local de trabalho vejo as ondas passarem por cima da paisagem... Ondas de 40 a 60m, devido ao embate na muralha de suporta á dita Marina...
    Tou viva graças a Deus, mas nunca mais me vou esquecer daquilo que vi e ouvi!
    Tou viva!
    MFCC

    ResponderEliminar