sábado, 18 de janeiro de 2014

Garganeiros

Constitui para mim um inquietante mistério a necessidade evidenciada por algumas criaturas de debicar as uvas expostas para venda. As não embaladas, obviamente. Porque as outras já era um bocado de descaramento a mais. Seja numa banca do mercado, na frutaria ou nas grandes superfícies – e nas pequenas, também – é vê-los a “provar” os pequenos bagos e a expelir as grainhas em todas as direcções.
Trata-se de evidente má-educação. Ou de uma questão cultural, defenderão alguns. É uma prática, por norma, associada a pessoas de idade mais avançada, independentemente do estatuto social. Analfabetos ou com com alguma formação académica. Em comum apenas o facto de serem burgessos. Por mim reprovo em absoluto este comportamento. É que não gosto de comer os sobejos de ninguém e, neste caso, o que lá fica é isso mesmo. Sobras de um garganeiro qualquer.

5 comentários:

  1. Nunca me deparei com tal situação, mas o nia em que ocorrer uiiiiiiiiii não me calarei!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente é uma situação relativamente comum. Recordo até uma história, alegadamente ocorrida num Pingo Doce qualquer, onde terão obrigado um cliente a pagar uns cêntimos por ter debicado umas quantas uvas.

      Eliminar
  2. Acho imensa piada à palavra "Garganeiros" e junto-me a si neste protesto.

    "é vê-los a “provar” os pequenos bagos e a expelir as grainhas em todas as direcções"
    serão as mesmas pessoas que cospem para o chão, atropelam os outros nas filas de supermercado, abrem a janela do carro para deitar o maço de tabaco vazio fora, entram nos elevadores e nem um bom dia, não limpam a caca dos seus (deles) cães... ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que, pelo menos, pertencem à mesma estirpe...

      Eliminar
  3. Deixem lá as pessoas matarem a fome, PORRA!

    ResponderEliminar