quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

A inveja é uma coisa muito feia...

A decisão do Município de Tomar no sentido de conceder um dia por mês de tolerância de ponto aos seus funcionários está a motivar, como seria de esperar, um chorrilho de comentários, na sua maioria disparatados, em tudo quanto é sitio onde se pode expressar opinião. Por algum motivo que me escapa esta medida está a deixar irritada uma imensidão de gente. Gente que, diga-se, em nada é afectada com esta opção do município nabantino. O atendimento ao público estará assegurado, os serviços essenciais estarão a funcionar e, daqui, não resultará mais despesa para a autarquia. Assim sendo não parece que isto prejudique seja quem for, nomeadamente os muitos ofendidos que por aí pululam. A esmagadora maioria dos quais, se calhar, nem nunca pôs as patas naquela cidade.
Curiosamente, ou talvez não, uma outra noticia que refere a contratação – essa sim geradora despesa pública - de dezoito psicólogos e dois terapeutas da fala, por uma autarquia do norte do país, merece uma inusitada quantidade de elogios. Não que a ideia de ter todos os miúdos, de todas as escolas primárias do concelho, a ser acompanhados por estes técnicos não seja meritória. Ao nível, acredito, a que poucos países desenvolvidos e que não passam por problemas sequer comparáveis aos nossos se poderão dar ao luxo.
Quero, com esta comparação, sublinhar que por cá continuamos a não nos preocupar com isso da crise, da falta de dinheiro e do esbanjamento. Pouco nos importa que o nosso dinheiro seja esturrado por políticos lunáticos. O que não admitimos é que outros tenham melhor qualidade de vida que nós. Mesmo que isso em nada prejudique a nossa. Tal coisa, no meu dicionário, chama-se inveja.

1 comentário: