quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Touradas...ou cavalarias altas.


Um conhecido cavaleiro tauromáquico, residente na região, deverá ao fisco cerca de quatrocentos mil euros. O homem terá, com toda a certeza, as suas razões para, alegadamente, não pagar a maquia reclamada pelas finanças. Não ter dinheiro pode, eventualmente, ser uma delas. Ainda que o aspecto anafado que ostenta, os círculos que frequentará e alguns sinais exteriores de um modo de vida fora do alcance da esmagadora maioria, não levem a supor que o senhor esteja a passar necessidades de maior. Poderá é ter outras prioridades para empregar o guito.
A fuga ao pagamento de impostos é, em Portugal, socialmente bem aceite. Por norma olhamos de uma forma condescendente para quem se consegue eximir ao cumprimento das obrigações fiscais e - a menos que se trate de um politico, porque aí será um malandro da pior espécie - até com uma pontinha de inveja. Justificamos esse modo de pensar com a maneira como o Estado gasta o dinheiro dos nossos impostos e, até porque está na moda, debitando opiniões alarves acerca de cortes na despesa. Um dos argumentos do momento é, entre outros, o fim de muitos serviços públicos. Nomeadamente a extinção de freguesias e, no futuro próximo, de municípios.
Naturalmente que muito há a fazer – quase tudo, diria – no âmbito da poupança de recursos públicos. Embora, como é visível nestas páginas, o meu conceito de má despesa pública seja substancialmente diferente do que por aí vejo muitas vezes escrito. É por isso que, quanto à alegada divida deste toureiro, mais do que juízos de valor acerca do seu comportamento, deixo apenas um número. Caso se confirmem os valores divulgados, eles representam quase o dobro daquilo que o governo vai transferir em 2013 para o conjunto das quatro freguesias do concelho onde o senhor em causa tem residência.

2 comentários:

  1. Aquele ar doentio e escanzelado indica claramente que sofre de carências alimentares e outras! tenho muita pena desta gente........e mais não digo senão ainda pensam que tenho mau feitio.............:)

    ResponderEliminar
  2. um país recheado de muitos manhosos...

    ResponderEliminar