quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Na volta a culpa ainda há-de ser minha...


Pretender atirar para a crise na zona euro a responsabilidade pela nossa actual situação só pode ser uma brincadeira. Ou, então, pretender branquear a actuação dos políticos que nos têm dirigido. Quiçá perdoar o comportamento tresloucadamente consumista adoptado pelos portugueses. O que se passa na Europa terá, naturalmente, uma influência directa e significativa na nossa vida enquanto nação. Mas, nem de longe, evita que a maior parte da culpa na tragédia que por cá se vive seja nossa.
Tudo o que nos conduziu a “isto” foi uma livre escolha dos portugueses. Dos que escolhemos para governar e dos outros. De nós. Podemos, é verdade, sempre recordar o BPN. De onde – lá está - alguns tugas mais espertos sacaram largos milhões de euros com esquemas mais ou menos mafiosos. Mas convém também não esquecer muitíssimos outros tugas, com recursos a esquemas igualmente manhosos, foram a outros bancos buscar dinheiro para a casa de dimensão inversamente proporcional ao tamanho da família que pensavam constituir, a mobília do melhor estilo, o carro capaz de impressionar a vizinhança ou as férias em Cancum, Djerba ou outro qualquer destino de fazer inveja aos colegas de trabalho. Tudo isto quando o ordenado mal lhes dava para um T1 num bairro periférico, um Fiat Uno em segunda mão e um fim de semana na Comporta.
Não consigo evitar, por tudo isso, de culpabilizar os portugueses pelo estado a que isto chegou. A todos. Tanto se me dá que tenham roubado milhões ou sacado milhares. Sou eu, que nunca me meti em engenharias financeiras com o dinheiro que não tinha, que sofro agora as consequências da irresponsabilidade dos outros. E sim, são todos igualmente culpados. Uma puta que cobra quinhentos euros e só atende em hotéis é tão puta como a que faz o serviço na beira da estrada por cinquenta euros.

4 comentários:

  1. De uma lucidez espantosa!...
    As vezes que fui gozada por não ter casa própria e pagar renda ao senhorio - coisa, diga-se, sempre dentro da legalidade - só porque achava que se acontecesse alguma coisa poderia ficar numa camisa de onze varas... Ah, e também não tenho carro, nem preciso.

    Parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  2. O remate final está de antologia!
    Grande post recheado de verdades.

    ResponderEliminar
  3. Calma aí pá que eu faço parte do teu time...e sem ter casa própria e um carro com 17 anos - olha fará amanhã:), nunca fui de férias para Cancun e nem conheço a Comporta...e tenho que pagar também:)

    Mas concordo contigo e tal como diz André Miguel..."o remate final está de antologia":)

    Acalma-te pá...

    ResponderEliminar
  4. É mais fácil culpar sempre, sempre os outros... sem desculpas para quem realmente prevaricou e falhou, transversalmente.

    ResponderEliminar