sábado, 7 de dezembro de 2013

As agressões verbais também contam?!

A lei recentemente aprovada pelo parlamento que criminaliza os maus tratos a animais domésticos tem merecido – justamente, talvez – uma quase unanimidade de comentários favoráveis. Acredito, no entanto, que será mais uma, entre tantas outras, a não ter aplicação prática. Será até, como acontece amiúde, o próprio Estado que não a vai cumprir quando licenciar canideos que não dispõem de condições de acomodação adequada. Como os que vivem fechados em apartamentos, por exemplo. Que isto não é só o tão criticado “bidon”, a servir de casota, que é inapropriado para os canitos.
O teor da legislação definirá, presumo, o tipo de animal que se pode considerar como doméstico. É que se todos os animais são iguais, neste caso, convém que alguns sejam mais iguais que outros. Uma cobra, um jacaré ou uma aranha venenosa dificilmente podem ser enquadradas nessa categoria. Mais. De ora em diante que os tiver em casa está a incorrer num crime. Manter qualquer um destes animais prisioneiros é dos piores maus-tratos quem se lhe pode infligir. E não falta quem o faça. Impunemente.

4 comentários:

  1. Assino por baixo. Só não assino a parte do título.

    A esta parte bato palmas:
    "Manter qualquer um destes animais prisioneiros é dos piores maus-tratos quem se lhe pode infligir. E não falta quem o faça. Impunemente".

    Desde que vi uma senhora, perto da zona onde o meu pai mora, com um ar de avozinha querida e um ar muito 'fóóófinho' com um pau a bater no cão que tinha amarrado... aconteceu este verão quando resolvi dar um passeio pela zona e sendo uma zona de moradias, existem umas mais escondidas do que outras, ora esta 'avozinha crida' não estava à espera que de repente alguém visse o quanto era 'crida' e vai daí toca de espancar o animal pela calada. Tive que meter. Agora olho sempre com um ar desconfiado para avozinhas com um ar daqueles... 'cridos'.

    Este Portugal esconde muita coisa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O titulo visa apenas "gozar" com a lei. Não tanto com o conteúdo ou a intenção mas antes a falta de oportunidade da mesma. Com tanta coisa realmente importante para tratar...

      Como escrevi em inúmeras ocasiões, enquanto vivi no campo sempre tive cães e gatos. Todos abandonados pelos donos e que eu e um vizinho recolhíamos e tratávamos. Alguns deles em bastante mau estado mas que acabavam por morrer de velhice nas nossas casas. Do lado de fora, claro. Não sei se muitos amiguinhos dos animais que de vez enquanto por aqui me chamam nomes podem dizer o mesmo...

      Eliminar
  2. Concordo em absoluto contigo...mas já agora é permitido os canis, MUNICIPAIS ou não terem os animais em jaulas minúsculas e muitos esperam a morte por doença, velhice ou fome num estado deplorável e que não deixam ver...mas que eu vi?
    Legislar é tão fácil quando se desconhece a realidade do ou no terreno.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles legislam muito...Para nos entreter, como neste caso.

      Eliminar