sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Fundamentalistas verdes

Essa coisa da fiscalidade verde até pode ser muito bonita. Em particular isso de pagar uma taxa – imposto, parece-me ser a designação correcta – sobre os sacos de plástico. A malta tem andado a abusar da natureza e, vai daí, nada como penalizar esse comportamento desviante de ir ao supermercado e enfiar as compras dentro de um saco que, alegam os sábios, leva umas centenas de anos a decompor-se. Dizem eles, embora ainda ninguém tenha vivido o suficiente para saber se corresponde à verdade.
Estaremos, portanto, perante uma boa ideia que, garante o governo, vai render uns largos milhões ao fisco. Ou não. Se calhar o que vão ganhar nem vai compensar os prejuízos que a medida pode acarretar. É que, o mais provável, é o saco de plástico tornar-se num bem demasiado caro para determinadas utilizações. Nomeadamente forrar o balde do lixo. O que pode – esperemos que não – levar aos velhos tempos em se despejava tudo ao molho para o contentor. Com as consequências que se podem imaginar..

6 comentários:

  1. Concordo que se deve restringir a utilização dos sacos de plástico mas não como se vai obrigar a fazer.
    Para além da utilização no balde do lixo, em muito mais coisas são utilizados em "fim de vida".
    Estou para ver, a partir de janeiro, como vai ser depositado o lixo nos contentores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente. Mas como é uma coisa muito modernaça poucos são os que contestam a fiscalidade a que chamam verde.

      Não me admiro se começarem a multar quem despeja o lixo no contentor sem ir devidamente "acomodado" num saco plástico...

      Eliminar
  2. Kanhotamigo

    Verde com estes sacanas que nos (des)governam nem a esperança!...

    Entretanto venho dar-te uma informação de que se calhar te rirás ou pelo menos dirás que te livraste deste parvalhão...

    Este é o último comentário que aqui faço. Nunca correspondeste às minhas visitas e aos meus comentários. Será que te insultei? Será que te ofendi? Será que não gostas da Travessa?

    Os meus Pais ensinaram-me quando era puto que quem não se sente...
    .

    Qjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu amigo escreve muito e bem. De facto pouco ou nada comentei no seu blogue mas, como tenho feito até agora, vou continuar a visitar o seu blogue. Passe ou não o meu caro por aqui.

      Bom fim de semana!

      Eliminar
  3. A juntar ao que referes e que subscrevo é que pagamos IVA, portanto é um imposto e não uma taxa, certo ou errado? e lá terei de pedir factura do saco...olarilólé e depois irá para ao tal outro saco que falei no post acima:):):)

    Por acaso ando sempre armadilhada de sacos e como só gasto do Modelo, só os substituo quando completamente deteriorados.

    Estas cabecinhas pensadoras julgam que irão arrecadar milhões, mas a meu ver vão é sim arrecadar imensa trampa nos contentores e gastarem mais água e desinfectante...e aí estamos de novo lixados como bem sabes.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto da fiscalidade verde é uma grande tanga! Não passa é de mais um esquema manhoso para nos sacar dinheiro. Então quando encho o deposito do carro se dos oitenta euros, quarenta e oito são impostos não é já fiscalidade verdinha que chegue?! Cambada de ladrões!

      Acho que vou começar a açambarcar sacos de plástico como se não houvesse amanhã!!! Pagá-los?! Mas é que nem pensar!

      Bom Domingo!

      Eliminar