sábado, 25 de outubro de 2014

E se, antes de abrir a boca, usassem a cabeça? Ou a cabecita, vá

Os portugueses gostam muito de dizer coisas. Parvoíces, na maior parte das ocasiões. Os comentários que li e ouvi acerca da tributação fiscal do prémio do euro milhões que ontem saiu em Portugal enquadram-se perfeitamente nesse âmbito. E, também, no da estupidez.
Aos prémios de jogo superiores a cinco mil euros, como se sabe, é aplicada uma taxa de 20% a titulo de imposto de selo. No caso em questão serão trinta e oito milhões de euros que vão direitinhos para o tesouro nacional. Coisa que deixa indignada muito boa gentinha.
Já o facto de qualquer cidadão ver o rendimento das suas poupanças – incomparavelmente menos, na maior parte dos casos – tributado a uma taxa de IRS de 28% parece não chocar a generalidade da populaça. Nem, ainda menos, que essas poupanças se esfumem na falência de um banco em que investiram porque todos diziam que era um investimento seguro.
Nada disto me surpreende. É tudo perfeitamente normal. Não se pode esperar muito de um povo que se prepara para recolocar no poder quem rebentou com isto tudo. 

7 comentários:

  1. Sou contra ambas as situações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também. Pelo menos no que se refere aos montantes exorbitantes que são cobrados. O que me choca verdadeiramente é o pessoal incomodar-se com isso e achar bem que sobre as poupanças incida uma taxa ainda maior!

      Eliminar
    2. Sim, realmente estes três últimos anos governativos têm sido de uma ética, de uma honestidade, de uma justiça social que o número de ricos aumentou cerca de 10 000 e sobre a pobreza estamos conversados. Temos altruisticamente ajudado os bancos descapitalizados, sugados...Por quem?! Claro! Pelo Sócrates!!! Por isso agora é que estamos felizes!!! Andámos 3 anos e tal em sacrifícios para estarmos mais endividados? O Sócrates ao pé do aldrabão do Coelho é um menino do codo!

      Eliminar
    3. O que penso do Sócrates e do governo de agora está mais do que explicito nas páginas deste blogue e, no caso, pouco tem a ver com o post em questão. Quanto às "qualidades" de ambos só não as vê quem não quer...

      Eliminar
  2. Não concordo nada com esta tributação.

    Já agora deixo-te uma pergunta que me fizeram à qual não soube responder: a aposta foi feita cá, mas pode ser reclamada em qualquer lugar do país e até fora dele onde exista o jogo. Se for levantado lá fora também é tributado? Eu acho que sim, mas não tenho a certeza, será?

    Bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordando com os tais 20% sobre prémios ainda concordo muito menos com os 28% sobre os juros dos depósitos a prazo. Isso sim é um roubo. Já quanto ao primeiro, olha, quem me dera ser eu a pagar os tais 38 milhões.

      Quanto ao levantamento de prémios não sei dizer...

      Bom domingo!

      Eliminar
    2. Foi o que eu disse não concordo em nada com ESTAS...faltou o "S" e "ões"... tributações.28% sobre os juros de poupanças é mais gritante, do que 20% sobre esta bolada num jogo, embora sejam ambas um roubo.

      Deixa lá que se for para o poleiro o tal Costa para "salvar a cara da estrondosa dívida da câmara que geriu" tributará o dobro. Apreeeeeeeee!!!!! que gentinha!!!!

      Eliminar