sábado, 18 de outubro de 2014

E agora, vamos continuar a não pedir factura?!

Há muitos anos que defendo a dedução em sede de IRS do Iva suportado pelos contribuintes. É, assim, com agrado que vejo finalmente essa possibilidade consagrada na legislação portuguesa. Isto se, como é expectável, a anunciada intenção do governo for aprovada.
Trata-se, antes de mais, de uma maneira eficaz de combater a evasão fiscal por constituir um estimulo para que o consumidor peça factura de tudo quanto adquire. De ora em diante a lamuria do “não a vale a pena”, ou das piadas patetas por causa do sorteio do carro – também ele, o sorteio, patético – ainda farão menos sentido do que antes. Pelo menos para aqueles, entre os quais me incluo, que não gostam de ser vitimas do actual saque fiscal.
Não têm faltado, desde que a medida foi conhecida, ataques ao pressupostos que serão necessários ver cumpridos para que exista devolução do IRS. Com toda a razão a maior parte deles. Dos ataques. De facto, com os montantes previstos no OE2015 para a cobrança de impostos, só quase por milagre obteremos por esta via algum retorno. Mas, ainda assim, aplaudo a iniciativa. Ou não tivesse andado tantos anos a reclamar por ela!

2 comentários:

  1. Sempre factura por dever de cidadania, já que sempre paguei o IVA. E todas elas constavam no site das Finanças o que nunca foi preciso validar, julgo eu que não era preciso fazer, portanto só não atino é com a "propaganda eleitoralista" devolver o quê? Está bem abelha vou esperar sentada para não me cansar.

    Tu que és mais entendido nisso do que eu, diz-me lá como irá funcionar o tal "saco familiar" aonde irá ter tudo desde a luz ao croquete e café que tome, luz/gás/água/tvCabo etc. Todas já lá foram parar pelos "prestadores de serviço", sinal que não estão na cadonga, certo? Agora em 2015 irão incluir a nova renda que pago"? Como e por quem? Tenho os novos recibos já com o NIF do senhorio e vão para ao tal saco, como? através dele? hummm

    Ainda nos cobram 0,10€ por esse saco...

    Tens que me dar umas lições que não consigo entender esta "sacola" a abater:):)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deduzir o IVA no IRS sempre me pareceu da mais elementar justiça. O pior é que não acredito - ao contrário do que afirmam alguns comentadores como o J. Gomes Ferreira, da SIC - que em 2016 recebamos alguma coisa.

      Não sei ao certo que tipo de despesas vamos poder deduzir. Não vai é ser preciso guardar, fica tudo no portal das finanças e o papel pode ir para o lixo.

      Eliminar