segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A ver se eu percebo. Pedir factura é coisa de bufo, a menos que quem a peça seja comerciante, é isso?! Se for assim corram já para o hospital mais próximo porque está tudo doido...

Tenho manifesta dificuldade em entender as reservas de uns e as criticas de outros relativamente ao sorteio do fisco. Posso, até, entender a ignorância evidenciada nas ruas por parte da população. A iliteracia financeira é transversal a todas as faixas sociais e etárias, pelo que não surpreendem as parvoíces que se vão ouvindo a este respeito.
Percebo, igualmente, a relutância dos comerciantes. É que isto de pagar impostos é uma coisa muito chata. Nomeadamente para quem se habituou, ao longo de toda a vida, a passar à margem desse sacrifício. Colocados perante esta nova realidade não escondem – às vezes fazem até questão de exibir - o desagrado e o incomodo sempre que lhes é solicitada a emissão de uma factura. Por mim, estou como o outro. Habituem-se.
Acredito que o tempo perdido a tratar dessas burocracias fosse mais útil se aplicado noutras coisas. Como, alguns, gostam de referir. Argumento que, curiosamente, não aplicam quando são eles a comprar. É frequente – pelo menos por cá, que nos conhecemos todos uns aos outros – encontrar um ou outro renitente à emissão de factura, na caça às promoções das superfícies comerciais. Com o carrinho cheio de compras, por norma. Para ele, enquanto particular, e para a sua actividade comercial, provavelmente. Fazendo, chegado à caixa, todos os outros clientes “perder o tempo que podiam estar a fazer algo de útil” porque o senhor não abdica da facturazinha – una e indivisível - das compras para casa e para o boteco. Com número de contribuinte, evidentemente.

10 comentários:

  1. Visito-o para agradecer a visita que teve a disponibilidade de fazer ao meu blog onde por norma escrevo coisas cujo interesse é duvidoso e na sua quase totalidade absolutamente dispensável.
    Aproveito para dizer que isso de ser ou não ser "bufo" por pedir (ou não pedir) facturas é -na minha opinião cujo valor é zero- somente uma forma "de ver a coisa".

    1 abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente há quem veja a coisa assim. Inclusive figuras publicas. Mais figurões, a bem dizer.

      Eliminar
  2. A verdade é que nas caixas de supermercado deveria existir um método melhor. Já pedi factura muitas vezes, quer pessoal, quer profissionalmente. É um facto que faz com que as pessoas que estejam na fila tenham de esperar muito tempo. Isto se falarmos na hora de almoço em que existem horários a cumprir. Não funciona bem. Não funciona, mas com alguns acertos pode passar a funcionar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não funciona. Mas, se eles não gostam de passar factura, então por que raio pedem para eles?! Isto há que ser coerente...

      Eliminar
  3. Só peço factura para artigos que estejam sujeitos a uma garantia. Não vou ser bufo de um governo que me rouba diariamente...
    Abraço
    Compadre Alentejano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz mal. Assim não pode deduzir o iva que suporta. Se beber 600 cafés por ano são - se cada café custar 60 cêntimos - seis euros que paga a mais de irs. Mas se pagar impostos o faz feliz é continuar...

      Eliminar
  4. Eu peço factura sempre que entender que sim...mas fazerem um sorteio de um carro não sei das quantas, para mim, já é gozar com o pagode...porque irá sair aos deles, da sua cor política e ou a quem eles entenderem. Não merecem a minha credibilidade, mereciam sim...se devolvessem algum a quem enviou facturas, porque a maioria delas nem sequer são aceites em sede de IRS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O cumprimento das obrigações fiscais, porque é o que está em causa, é uma questão de cidadania. Não podemos levar o tempo a reivindicar mais e melhor serviços do Estado e depois não fazermos a nossa parte enquanto cidadãos.

      Eliminar
    2. Claro que sim e cumpro e faço-as cumprir, mas um governo sortear pelos que mandaram facturas é no mínimo super estranho e de forma alguma é um incentivo... julgo eu de que...

      Eliminar