sábado, 28 de setembro de 2013

Não há margem para mais cortes?! De certeza?

Número de eleitores

Número de habitantes


O que ganhou o país com a recente reforma administrativa e a extinção, agregação ou lá o que lhe queiram chamar, de mais de mil freguesias? Nada, provavelmente. Os fluxos financeiros transferidos para estas entidades não são, no imediato, reduzidos e, em muitos casos, os custos de funcionamento sofrerão um agravamento que dificilmente irão compensar os proveitos obtidos com a diminuição destes organismos.
Estremoz tinha catorze freguesias. Tem agora nove. Não será dos exemplos piores. Duas morreram de morte natural – não tinham gente – outra, na cidade, não tinha razão para existir e ninguém dará pela falta dela. Já o mesmo não acontece quanto aos “Ameixiais”. Neste caso todos ficamos a perder. Os habitantes primeiro e os contribuintes depois. Por razões óbvias e facilmente entendíveis para quem conhece esta realidade.
Desconfio que, caso houvesse realmente intenção de promover a poupança, o recenseamento eleitoral seria um “território” capaz de gerar uma economia de meios substancialmente maior. Mas isso sou eu, que não consigo entender como é que um país com menos de dez milhões de habitantes tem quase nove milhões e meio de eleitores. Esta situação pode ser explicada por alguns concelhos conseguirem a extraordinária proeza de ter mais gente a votar do que a morar lá. Algo que no meu fraco entendimento se afigura a um qualquer tipo de falcatrua.
A actualização destes dados conduziria a uma significativa redução do número de eleitos e, por consequência, de lugares de nomeação politica. E, para os que ficavam, a uma importante redução dos vencimentos. É só fazer a conta, como diria o outro. Assim a olho nú era coisa para valer por duas ou três “reformas administrativas”. O que, como é óbvio, não interessa nada a essa malta da politica. No governo ou na oposição. 

2 comentários:

  1. Subscrevo integralmente...daí eu desconfiar tanto mas tanto do nº de eleitores existentes, já que por cada eleitor a Câmara recebe X.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah pois é...A questão é mesmo essa. Recebe a Câmara, a junta e todos os políticos e seu staff que as integram.

      Eliminar