sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Ideias parvas

Vendem-nos insistentemente a ideia que não é possível equilibrar as contas do Estado sem cortar os vencimentos dos funcionários públicos. Já António Costa, enquanto número dois do governo de Sócrates, nos impingia esta teoria. Ainda que agora diga o contrário e, pasme-se, até teorize quanto aos benefícios dos aumentos salariais.
Por mim nunca comprei tal ideia, rejeito-a liminarmente e, até prova em contrário, estou convencido da minha razão. Do que percebo de politicas orçamentais, acredito que existem alternativas. Veja-se, por os números me soarem mais familiares, o caso dos municípios. Em 2012 a despesa com a aquisição de bens e serviços, da totalidade das trezentas e oito Câmaras, representou apenas menos 3,1% do que a totalidade dos encargos com pessoal. Logo, se há margem para cortar em 27,5% da despesa, terá também de haver nos 24,4% do lado.
Mas isto sou eu, que gosto de estar do contra, de dizer mal e de me armar em esperto. Os gajos que têm os livros é que sabem. Mesmo que nunca os tenham lido e o curso tenha sido tirado à base de cábulas.


4 comentários:

  1. Tu não te armas em esperto, tu és verdadeiro perante realidades que nos atormentam a todos feitas por "indivíduos" que não sabem a dura realidade de um trabalho, de fazer contas ao fim do mês depois de darmos o melhor de nós.
    Certo?
    Nunca desistas de denunciar e subscrevo

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mal disto que a generalidade da população come a palha toda que lhe põem na gamela. E depois é muito mais popular cortar nos vencimentos dos FP's do que não fazer o espectáculo do costume com o Tony Carreira.

      Eliminar
  2. Corta-se na despesa, no que convém e dá mais jeito.
    É cada vez mais fácil 'arrear' nos funcionários públicos porque são os que estão mais à mão e aguentam tudo.

    É impensável deixar de contratar os Carreiras deste mundo. Só por isso, ir-se-iam muitos votos p'ró caraças.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. E como todos sabemos aos políticos importa é trabalhar para a reeleição.

      Bom fim de semana.

      Eliminar