terça-feira, 9 de setembro de 2014

Arrumador racista

Na ausência de alternativas vi-me forçado um destes dias a estacionar num parque controlado por um daqueles meliantes que esbracejam assim que avistam um automóvel e que, mal saímos da viatura, nos solicitam uma moedinha pelos alegados serviços prestados. Sejam lá eles quais forem. Mas que, por norma, têm a ver com o nosso medo de, no regresso, ver um pneu furado ou mais um risco no carrinho.
Como é óbvio não lhe dei moeda nenhuma. Era o que mais faltava. Mas, assim como assim, achei melhor não abandonar as redondezas. Daí que, enquanto a famelga ia onde tinha de ir fazer o que havia para fazer, matei o tempo de espera a observar o comportamento do auto-proclamado guarda do parque e dos automobilistas que chegaram depois de mim.
Verifiquei com alguma surpresa que, apesar do homem garantir a importância do seu mister, vários condutores não cederam à pressão do fulano e tratavam de o ignorar liminarmente. Não foram - nem de perto - a maioria mas, ainda assim, fiquei satisfeito por não ser o único “desmancha prazeres”.
A conclusão mais surpreendente da quase uma hora de observação foi, no entanto, outra. Completamente inesperada, diga-se. Conclui que, sem margem para dúvidas, aquele arrumador é racista. Durante esse período de tempo, três carros conduzidos por respeitáveis – nada me leva a suspeitar do contrário - cidadãos de etnia cigana pararam por ali e o homem nem uma palavrinha lhes deu. A nenhum deles. Nem se lhes dirigiu a oferecer os seus préstimos, não pediu moeda e não fez sinais a indicar a manobra. Nada. Racismo é o que é. Então o carro de um cigano não merece ser protegido de eventuais ameaças como o de outro cidadão qualquer?!

6 comentários:

  1. :) Foi uma sorte que os clientes de etnia cigana não tivessem ido ter com ele para protestar pelo respeito pelos seus direitos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois foi. Em matéria de direitos essa malta sabe-a toda.

      Eliminar
  2. Não será mais o velhinho quem tem c& tem medo???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Medo?! Mas então os ciganos são são umas criaturas adoráveis?

      Eliminar
  3. Pois...e tive de sorrir:):):)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era, digamos, um arrumador muito selectivo na escolha dos clientes...

      Eliminar