sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Muito fraquinho ao nível da corência

Durante meses mutualizar a divida do país era uma ideia da qual apenas uns poucos parvos – entre os quais me continuo a incluir – se atreviam a discordar. Mas isso sou eu, que não consigo ser solidário com quem esturrou o dinheiro que não tinha e que no fim acha ser obrigação dos outros contribuir para o pagamento da conta.
Ora, quando o governo resolveu fazer a mutualização da divida autárquica, em lugar de um generalizado aplauso está a ser alvo de ásperas criticas. Nomeadamente daqueles que defendiam idêntica solução para o país. Ou seja. A Alemanha pagar a divida portuguesa era uma coisa boa. Sintra pagar a divida do Alandroal é uma coisa má.
Por mim, reitero, sou contra toda a espécie de “vaquinha” para saldar contas de maus pagadores, esbanjadores inveterados e malucos diversos. Daí considerar uma aberração que, por exemplo, os munícipes do meu concelho se vejam espoliados de mais de um milhão de euros para pagar o desvario dos outros. E, pior ainda, para que esses outros possam continuar a fazer a mesma vidinha...

10 comentários:

  1. Compreendo em parte com o que disse, só que há uma diferença: a Alemanha lucrou e muito com os desvarios de Portugal que se endividava a comprar maquinaria, serviços financeiros e outros ao centro da Europa e continua ainda a lucrar com a crise e é quem nos impõe sacrifícios.
    Já não me parece tão evidente que municípios de contas saudáveis tenham lucrado com as dívidas dos esbanjadores para agora partilharem os sacrifícios.
    Mas neste momento estou assistir in loco à não solidariedade dos autarcas quando toca ao momento de repartição de dinheiros, para perceber que deve ser ainda pior quando se trata de distribuir dívidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O objectivo dos Presidentes é sacar o mais possível. À Europa e ao Estado descaradamente e à socapa aos cidadãos. Mas neste caso estou de acordo com os que não querem pagar as dividas dos outros. Isso é uma afronta a quem geriu bem o seu município.

      Eliminar
  2. Acho que cada um deveria suportar a sua própria dívida. Não às 'vaquinhas'!
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Acho que Sintra já se manifestou contra e se o actual "contingente" continuar a "brincar com o fogo" mais ano, menos ano...será outra a esbanjar dinheiro. Mas como travar "imbecis" e trolólós como os endividados?

    Também sou contra!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A festa não pode parar! Este FAM é já o "enésimo" programa para salvar autarquias e nunca nenhum resolveu nada. Antes pelo contrário foi sempre a aumentar a divida. E a festa, também...Mas é disto que o povo gosta!

      Eliminar
  4. Não há ninguém que goste de pagar as contas do vizinho.
    Ponto final!!
    Aquele abraço e votos de boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não. Por norma são os maus pagadores que sugerem esta solução.

      Eliminar
  5. Vamos por partes: antes de mutualizar o que quer que seja, será que já se penpensou em criminalizar a má gestão que é mais do que evidente em muitos casos?
    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não pensou. Os políticos são inimputáveis no âmbito da sua acção politica. Podem rebentar - como rebentaram - com isto tudo que não lhes acontece nada.

      Eliminar