sábado, 16 de agosto de 2014

Do ponto de vista do TC o Benfica ganhar os jogos todos deve ser um principio constitucional. Agrada-me.

Desde tempos imemoriais que aqui escrevo contra os cortes nos vencimentos e pensões. Acho mal. Pouco ou nada resolvem e existem muitas alternativas. Basta ver o sitio na Internet onde são publicados os contratos celebrados pelos organismos públicos.
Há, apesar desta minha opinião, algumas questões que me inquietam. Uma delas é o papel do Tribunal Constitucional relativamente a estas questões. Tudo o que implique redução de despesa é, pelos vistos, inconstitucional. Ou, mais espantoso ainda, pode ser constitucional hoje, mas daqui por um ano - a mesmíssima lei - já não é. Assim, convenhamos, é difícil perceber aquela dúzia de homens e mulheres vestidos de negro.
Depois há aquele conceito fantástico, muito enraizado entre nós, que o Estado tem sempre dinheiro. Para os Juízes do Constitucional deve, presumo, ser até um principio consagrado na Constituição da República. O pior é que, embora alguns não saibam, há outra vida para além alem da Constituição. Nomeadamente a daqueles jovens que ganham o salário mínimo – a recibo verde – e têm de pagar, para uma segurança social que não é a deles, cento e vinte e quatro euros e nove cêntimos. Todos os meses. Ficam, liquido, com o fantástico ordenado de trezentos e sessenta euros e noventa e um cêntimos. Estão a adquirir o direito a serem pobres toda a vida. Fica-lhes a satisfação de contribuírem para que outros mantenham os seus direitos há muito adquiridos.

7 comentários:

  1. Infelizmente é o retrato actual de um Portugal completamente perdido e de facto havia e há muito por onde cortar mas os governos sucessivos nada têm feito excepto cortes cegos e serão sempre os mais pobres, precários etc. que levam com a pastilha!

    Eu começava por limpar os nosso representantes na UE, bastava um ou dois e só aí poupava-se, como disse o anafado Barroso, "uma pipa de massa"!

    Um bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vai ser preciso cortar nada. O Costa descobriu a formula mágica. Faz um decreto, os empregos vão começar a aparecer e fica tudo resolvido. Estou convencido!

      Bom domingo e uma boa semana!

      Eliminar
    2. Ser-me-á permitida uma intromissão, para dizer que só aumentando os vencimentos e os postos de trabalho se consegue levar um país ao sucesso.

      Eliminar
    3. Eu preferia a redução de impostos sobre os rendimentos e o aumento da eficácia na cobrança fiscal...

      Eliminar
  2. "... e têm de pagar, para uma segurança social que não é a deles, cento e vinte e quatro euros e nove cêntimos ..."
    Convém sabermos que a importância a pagar e proporcional ao vencimento recebido.
    Seja como for, discordo da fórmula, do sistema.
    Tudo quanto seja para beneficiar o Benfica - refiro-me ao título do 'post' - tem o meu acordo.

    Bom domingo, KK.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No caso dos recibos verdes a contribuição para a SS é determinada em função de escalões de rendimentos e no primeiro ano até nem paga nada. Depois é que é a doer!

      Eliminar
    2. E quando ao Benfica, dado que a esmagadora maioria dos portugueses são benfiquistas, não se compreende que para felicidade geral toda e qualquer derrota do glorioso não seja declarada inconstitucional.

      Bom domingo e uma boa semana!

      Eliminar