sábado, 20 de julho de 2013

Não percebo!

Acabo de ouvir o secretário geral do partido socialista defender, num tom inflamado, que quando chegar ao governo criará legislação que permita à banca pagar directamente aos fornecedores do Estado. Resolverá assim, diz ele, os problemas de liquidez de muitas empresas enquanto para a divida pública a operação tem um efeito nulo porque, garantiu, trata-se “apenas” - aspas minhas – de substituir divida a fornecedores por divida à banca.
Apesar de, aparentemente, a ideia não ser das piores, suscita-me umas quantas questões. A primeira tem a ver com essa coisa dos juros, ou lá o que é, que os bancos costumam cobrar nestas ocasiões. O que me faz recordar, quase de imediato, certas criticas que à esquerda se fazem aquilo a que chamam negociatas entre o estado e a banca e que, por norma, servem de argumento para tudo e mais qualquer coisa. Por outro lado esta intenção envolve, à boa maneira de mau pagador, empurrar o problema para a frente. Ou seja, pagar a divida de hoje a longo prazo para continuar a gastar no imediato. Parece-me, se não estou enganado, que foi mais ou menos isso que nos fez ficar nesta tragédia.
Por último, esta proposta, a não ser que eu não perceba mesmo nada disto, revela uma incoerência sem limites do senhor Seguro. A menos que já tenha deixado cair a promessa feita aos autarcas de revogar a lei dos compromissos mal chegue ao poleiro. É que esta lei tem precisamente por finalidade acabar com os pagamentos em atraso por parte do Estado... 

10 comentários:

  1. Este é outro "betinho" vindo das escolas partidárias!!!!

    PS outra vez? Poupem-me !!!!!

    ResponderEliminar
  2. Fatyly

    Ele diz o que o povo quer ouvir e o pessoal vai na conversa!

    ResponderEliminar
  3. Ou seja, não se preocupa em tornar o Estado sustentável, apenas em criar outra forma de dívida. Estamos bem entregues,estamos... Abraço!

    ResponderEliminar
  4. já ninguém sabe o que diz(er)!
    já ninguém sabe o que faz(er)!

    ResponderEliminar
  5. Ontem o meu pai também achou por bem defender 'um pouco' o senhor Seguro. Eu que não posso com o senhor Seguro nem com molho de tomate, achei por bem 'atacar'. Resumindo, foi um serão bastante animado.

    ResponderEliminar
  6. Rafeiro Perfumado

    O lema desta gente parece ser "o dever acima de tudo"!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo

    Estamos entregues à bicharada!

    ResponderEliminar
  8. Maria Madeira

    "Um serão animado"...como animado vai ser isto quando o Seguro - ou, o Costa - chegar ao poleiro. Vamos voltar à "festa" é o que é.

    ResponderEliminar
  9. Seguro é de um amadorismo que aflige, uma verdadeira nulidade, o zero absoluto, o vazio. Se o melhor que a oposição tem é isto então Deus nos valha...

    ResponderEliminar
  10. André Miguel

    Como se diz por cá: Se a opção é isto vou ali e já venho...

    ResponderEliminar