terça-feira, 18 de junho de 2013

Histórias da carochinha

Há quem acredite que em Abril de 1974 andávamos quase todos descalços. Assumem-no como um facto indesmentível. E que ninguém se atreva a contradizê-los. Só falta, mas tenho esperança de ainda encontrar uma dessas pérolas, garantirem que foi o companheiro Vasco que forneceu o primeiro par de sapatos a oito milhões de portugueses. Ou mais.

P.S - Esta estimativa é baseada nos portugueses descalços que, segundo o autor da resposta ao meu comentário, circulavam por essa altura na Avenida de Roma..

5 comentários:

  1. Como sabes sou emigrante em Portugal:), desde 1979, depois de ter passado um mês (Novembro) numa aldeia perto da Guarda em 1975 e regressei a Lisboa rumo ao Brasil.
    Em Angola andava sempre descalça e sapato ou sandália era mesmo só para a escola ou para sair com os meus pais quando iam visitar alguém e tinham que ser bem poupadinhos.

    Em 1974 já trabalhava e andava calçada como é óbvio.

    Só sei que vim com um par de sandálias, no aeroporto de Lisboa deram-me um Kispo (nem sabia vestir aquela geringonça:)) sapato zero e vestiram a minha filha com roupa de inverno e nessa tal aldeia rapei frio como o caraças. Não me lembro de muita coisa.

    Cá e já no meu trabalho ouvia relatos de colegas como foi a infância e adolescência deles, mas todos falavam que sim, roupa, comida e calçado era um luxo ao qual quase ninguém chegava, como faziam para suportar o frio e neve a caminho da escola e a maioria deixaram as terras muito jovens, rumo às grandes cidades. Uma realidade dos anos 50/60 mas sinceramente em 1974?não sei porque não vivi cá!

    Mas, durante muitos anos enquanto trabalhei em Lisboa...via muitos sem-abrigo sem qualquer sapato e não têm conta os que "voluntariamente eu e mais uns quantos", conseguimos colmatar...muitos(as) dos que nada tinham...por opção ou por desvario mental!

    ResponderEliminar
  2. Amigo deixe lá falar quem fala, porque não sabe o que diz, entrei para a escola primária em 1959, já sou velho rais parta, e nunca vi ninguém descalço, havia pobres, lá isso havia, mas olhe, hoje há muitos mais, você tem razão, foi o companheiro Vasco que nos trouxe o primeiro par de sapatos, esta gente......, ou então a democracia........ cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Fatyly

    Nasci e cresci num meio rural numa das zonas mais pobres do país. Na escola primária, perdida no meio do campo, entre os quarenta ou cinquenta alunos não havia ninguém descalço. Ainda que todos pobres. Isto em 1967. Gente descalça apenas me lembro de ver os ciganos.

    Em Portugal antes do 25 de Abril vivia-se de facto bastante mal e pior ainda no interior mas, como dizes, isso foi até aos anos 50/60. A partir do meio da década de 60 as coisas começaram a melhorar e em 1974 eram já completamente diferentes. Por mais que isso custe a alguns.

    ResponderEliminar
  4. Acredito no teu testemunho e queres saber mais uma:

    - Depois de ter lido este teu post, falei com duas amigas de longa data, alfacinhas de gema e que até irem para onde moram agora...nasceram e viveram onde? na Avenida de Roma e confirmam o que dizes que em "60 mais em 65 as coisas melhoraram e que em 1974 eram já completamente diferentes."

    Um abraço rapaz

    ResponderEliminar
  5. Marafado

    O companheiro Vasco deixou-nos foi um belo par de botas para descalçar!!!

    ResponderEliminar