quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Quem não tem cão também vota...

Apesar de mensalmente serem enviados para incineração mais de duzentos quilos de cão, o que revela estar o serviço competente que cá pelo burgo trata destas coisas a ser mesmo competente, arrisco-me a calcular que idêntico peso em merda de canito é deixada ao abandono pelos espaços públicos da cidade em igual período de tempo. E se relativamente à captura e abate dos animais vadios tem sido dada uma resposta muitíssimo satisfatória já o mesmo se não pode dizer do triste espectáculo proporcionado por dezenas de estremocences que passeiam os seus cãezinhos – ou simplesmente os soltam – deixando passeios, ruas e espaços verdes pejados de dejectos.
Não penso que a solução passe por colocar a polícia atrás desse pessoal mal-educado nem, ainda menos, fazer campanhas de sensibilização ou qualquer outra coisa que apele ao civismo de gente porca. A solução passará inevitavelmente pelo agravamento significativo do preço a pagar pelas licenças e pelo registo nas juntas de freguesia, bem como por uma fiscalização séria do cumprimento destas obrigações por parte dos possuidores de animais.
Poderá alegar-se que as juntas de freguesia não terão meios humanos nem financeiros para promover toda esta actividade administrativa e fiscalizadora. Admito que não tenham. A solução teria de passar pelo recurso ao outsourcing, um conceito todo modernaço e já aplicado noutras áreas, inclusive por algumas freguesias.
Isso ou outra coisa qualquer. Porque eu, que não tenho cão, também voto.

3 comentários:

  1. Moro numa urbanização, tenho uma vivenda, não tenho cão, mas todos (ou quase) cagam frente à minha casa... Já desinfectei o espaço com enxofre e outros produtos, mas efeito...
    Os "gajos" gostam mesmo de cagar no meu espaço...
    Já alertei os donos sobre a incomodidade que é andar a limpar a merda dos outros, e talvez passe a oferecer aos cãezinhos um bolinho de carne com 625 Forte ou outro mimo...
    A minha máxima é: "A merda para o dono do cão!"
    Compadre Alentejano

    ResponderEliminar
  2. Realmente gostava de ver alguma solução para o caso, pois é vergonhoso ver a cidade suja, a falta de civismo dos Estremocenses é impressionante não só com os dejectos dos seus animais, como com o lixo que deitam para o chão ou fora dos locais específicos para esse fim. Alguém faça algo por favor.

    ResponderEliminar
  3. Este tema já foi "tratado" neste blogue, mas parece que não surtiu o efeito desejado aos aos munícipes, habitantes etc.(...)
    O meu conselho é que cada dono do bicho crie no seu "quintal" um recinto apropriado ao WC canino.~
    De facto é muita merd***
    MFCC

    ResponderEliminar