sábado, 1 de agosto de 2009

Quem não tem cão passeia o gato

Já tinha conhecimento, através de narrativas geralmente bem-humoradas, que algumas pessoas tentam passear presos por uma trela diversas espécies de animais de estimação, nomeadamente gatos, coelhos, ratos e até patos, como se de um cão se tratasse. Com pouco sucesso como seria de esperar. No entanto só um destes dias tive ocasião de presenciar ao vivo tão patética ocorrência. Um senhor de respeitável idade, pelo menos a suficiente para evidenciar uma dose de bom senso bastante superior aquela que exibia, fazia diversas tentativas para passear - rebocar é capaz de ser mais apropriado - um gato preso por uma trela. Ora acontece que, como seria de esperar, isso desagradava profundamente ao bichano que, por todos os meios, se tentava libertar do elo que o prendia ao dono e evitar tão humilhante situação.
A cena, apesar de divertida para quem assiste, que não para o gato, encerra em si muito de preocupante. Provavelmente muitos serão já os que assim procedem não se dando conta do ridículo do seu procedimento e de quanto anti-natural é o comportamento que querem forçar o animal a adoptar. Nisto, como noutras coisas, não há cá “novas realidades”, “cada um faz o que quer” ou “têm todo o direito de passearem o que quiserem”. É estupidez, parvoíce e o que mais se lhe queira chamar.

7 comentários:

  1. Já conhecia os gatos de sofá mas os de trela ainda não!

    ResponderEliminar
  2. Ah ah ah... Os gatos são independentes, não querem trelas!!

    ResponderEliminar
  3. Nao deixa de ser estranho mas antes de trela do que abandonados.

    ResponderEliminar
  4. Ridículo?

    Se o gato dele não aceitava a coleira é uma coisa, mas eu mesma tenho gato q/ passeia na rua assim protegido e não sozinho correndo riscos de atropelado, envenenado, etc.

    Ridículo sim é cachorro e gato de roupinhas. A não ser q/seja em situações q/necessitem, como para agasalhar. E não uma coisa sem tenha utilidade, roupinhas ridículas p/ ficar "engraçadinho".

    Ah, e ridículo também é CONVENCIONALISMO!


    Mônica

    ResponderEliminar
  5. Coitado do bicho!
    Mas um gato de trela?!
    - Nunca tinha visto...
    "Cada macaco no seu galho"
    Os meus gatos são livres, caçam, pulam de alturas incríveis e nunca me chegam a casa com mazelas, só com fome...
    E nada é ridiculo!
    - Aceita-se ver tudo...
    MFCC

    ResponderEliminar
  6. Coitado dos que vivem soltos pelas ruas!

    "Nunca chegam em casa com mazelas" É? Quando dizem por aí o gato "sumiu", de uma coisa tenho certeza gatos não evaporam no ar, algo doloroso aconteceu. Gatos vivem cerca de 20 anos, mas os q/têm acesso às ruas livremente se duram 4 duram muito!

    MMMG

    ResponderEliminar