sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Justiça cegueta

Não percebo a indignação que grassa pela blogosfera e por outros meios onde a voz da rua ainda se vai fazendo ouvir, a propósito da aparentemente estranha decisão judicial de obrigar dois policias vítimas de agressão a pagar as custas do processo que resolveram mover aos agressores. Antes de mais há que reconhecer que é muito bem feito. Os senhores agentes da autoridade não tinham nada que incomodar a justiça com estas minudências, nem tão pouco reclamar dos pobres cidadãos uma choruda indemnização que os mesmos não teriam condições de satisfazer. Condição, recorde-se, devidamente atestada pelas autoridades competentes para o efeito.
Esta sábia decisão revela igualmente que vivemos num país evoluído e onde os valores fundamentais são respeitados. Noutro lugar, desses que muitos admiram mas onde poucos de nós quereríamos viver, existiria a forte probabilidade de os fulanos, ainda antes de agredir os polícias, levarem um tiro nos cornos e a coisa ficar por ali sem que ninguém se preocupasse muito com isso. Nós somos diferentes. Consideramos os criminosos como pessoas boas que ainda não tiveram ocasião de mostrar ao mundo quanta bondade vai no seu coração. É por isso que lhes damos sempre mais uma oportunidade para o fazerem.
Entretanto alguém tem de ir pagando a conta. No caso os agredidos, embora corram rumores que eu acabo de inventar e ainda ninguém desmentiu, que estarão em curso algumas iniciativas de solidariedade promovidas pelo Partido Comunista, o Bloco de Esquerda e outras forças revolucionárias, visando assegurar a angariação de fundos para ajudar os agentes a pagar a elevada quantia que estão agora obrigados a suportar.

2 comentários:

  1. Ora está claro de se ver que os srs. agentes nem deviam ter feito perder tempo e dinheiro à maquina da justiça, tão bem oleada que está. Porque isto de ser agente está visto que é levar pelos cornos e ainda pedir desculpa ao criminoso. Modernices essas de pedir indemnização... nem sei para que lhes dão armas... eles nem precisam disso, às tantas até podem atirar sem querer num pé de um qualquer «cidadão elegível» a caminho de um qualquer assalto. Já viram o transtorno que isso pode causar??

    ResponderEliminar
  2. Ainda que que não sou Balança...
    Sou um Touro bravio de olhos abertos e que vê com o 6º sentido.
    A (In)justiça portuguesa é demais...
    Dão-se apoio psicológico aos vadios, bandidos e cleptomaníacos (ladrões) e prendem-se quem quer fazer Justiça...
    Há lei?
    - Há! Mas só para quem pode pagar por ela!
    MFCC

    ResponderEliminar