domingo, 2 de agosto de 2009

Gorjetas

Numa daquelas reportagens próprias da sealy season um canal televisivo passou ontem, num serviço noticioso, uma reportagem onde era feita a apologia da gorjeta. O timming foi o mais apropriado para o fazer porque o sector de actividade escolhido como exemplo - a hotelaria - vive por esta altura do ano a sua época alta e nada como estarmos cientes que é de bom-tom presentear monetariamente quem nos presta um serviço que entretanto já pagámos. Parece até haver uma tabela oficiosa para estas gratificações e que terá como mínimo dez por cento sobre o preço oficial!!!!
Por mim não concordo. Não dou gorjetas ao empregado de um restaurante só porque me serviu cortesmente e o bife com batatas fritas não vinha acompanhado de nenhum pintelho, à camareira do empreendimento turístico onde passo férias porque deixa os lençóis exemplarmente esticados quando faz a cama, nem ao gajo da recepção que se desfaz em sorrisos enquanto me explica como encontro o apartamento que reservei. E que entretanto já paguei, recorde-se.
Não vejo porque motivo à hotelaria há-de ser concedido este privilégio. E porque não quando abastecemos o carro com cinquenta euros dar mais cinco ao empregado da bomba que, todo solicito, até abriu e fechou o depósito? Ou à caixa do supermercado que, irradiando simpatia nos meteu as compras no saco poupando-nos a tão complicada tarefa? E porque não à funcionária do Registo Civil onde fomos tirar o cartão do cidadão e que recolheu as impressões digitais sem nos partir um dedo ou conseguiu a fantástica proeza de tirar uma fotografia sem que ficássemos com aquele aspecto de assaltante de bancos?! Bom…se calhar neste último caso é melhor não. Ainda alguém ia pensar que era corrupção…

5 comentários:

  1. Aconselho a nunca fazer um cruzeiro, em que as gorjetas sao praticamente obrigatorias.

    ResponderEliminar
  2. A razão das gorjetas é simples, os salários em hotelaria são baixos, não há subsidio de alimentação, tem que se pagar em tempo a hora que se toma a refeição(racionada e de baixa qualidade), 1 dia de folga por semana, etc.
    Os patrões "incluem" no salário as supostas gorjetas, que clientes como o Kruzes deixam sempre, seja simpático com quem lhe leva a comida á mesa, deixar gorjeta é uma forma de agradecimento para a uma das classes mais exploradas.

    ResponderEliminar
  3. Quando pagamos o serviço de restauração, já estamos a contribuir para os ordenados dos empregados, nada temos mais a pagar.
    Eu não dou gorjetas!...
    Compadre Alentejano

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o compadre. Eu não dou gorjeta nem concordo que o façam. Se me cobram 10 euros por um bitoque e eu os pago, concluo que o preço inclui a comida ( que geralmente se compra muitissimo mais barata no hiper)+não lavar a minha loiça+espaço+serviço de atendimento.Se tal não estivesse incluido não justificaria o preço pedido pelas refeiçoes nos restaurantes. Em relação aos salários baixos de sector só posso lamentar mas não servem de justificação. A sra da limpeza que recebe mal e sem direito a subsidio de férias ou doença não recebe mais 10% porque deixou a casa limpa- é o seu trabalho, como o tantos outros sectores.

    besitos Kruzes

    ResponderEliminar
  5. Eu não dou gorjetas, nem esmolas, nem compro rifas (que nunca saiem) mas se alguém quer dar e comprar está no seu pleno direito.
    E se me derem eu aceito!
    MFCC

    ResponderEliminar