sábado, 15 de agosto de 2009

Eleitores fantasma

A existência de seiscentos e cinquenta mil eleitores fantasma nos cadernos eleitorais constitui uma fraude de dimensões preocupantes que não está a ser devidamente valorizada pelas autoridades com responsabilidade na matéria nem pela opinião pública. Tal facto devia constituir motivo mais do que suficiente para adiar os próximos actos eleitorais até a verdade eleitoral e o cumprimento das leis da república estarem assegurados.
Quanto às legislativas, poderá estar em causa a fiabilidade dos resultados eleitorais em virtude da distribuição dos deputados pelos diversos círculos poder não corresponder ao número real de eleitores existentes em cada distrito, o que pode, no limite, falsear o número de representantes de cada partido na Assembleia.
Relativamente às autárquicas, a não haver correcção dos cadernos, estará em causa o número de lugares de vereadores, de membros das Assembleias Municipais e de Freguesia bem como a remuneração dos mesmos e o número de membros do gabinete que podem admitir. Como se pode constatar no mapa anexo – clicar para aumentar o tamanho da imagem – a actualização do número de eleitores pode significar em alguns municípios e freguesias uma baixa significativa dos vencimentos dos eleitos e isso, convenhamos, é coisa que não dá jeito nenhum.
Não sei se será ou não o lobby autárquico o principal responsável por este estado de coisas, agora que é ele o principal beneficiário restarão poucas dúvidas.
O mapa publicado bem como outra informação relativa a este tema podem ser consultados em www.dgaa.pt

2 comentários:

  1. Isto que dizer que, ao longo dos anos, foram-se fazendo sucessivas asneiradas, que agora deu nisto. Só isso.

    ResponderEliminar
  2. E então... A informatização do sistema nada corrigiu os óbitos?
    C'um caneco!
    Já sei "convém" ter menos abstenções...
    MFCC

    ResponderEliminar