sábado, 24 de maio de 2008

A "barreca"

O que leva um cidadão, não sendo o Kadahfi, a escolher para si e para os seus residir numa barraca? E porque será que não deposita o lixo, que ele próprio faz, no contentor mais próximo, ainda que este fique a 50 metros? Queixa-se o mesmo cidadão da lama no Inverno, dos mosquitos no Verão e das cobras e ratazanas todo ano mas, no muito tempo livre de que dispõe dada a sua condição de reformado ou desempregado, nada faz para melhorar o ambiente do local onde está instalado. Queixa-se igualmente da falta de água e de electricidade que, coitado, se vê forçado a puxar do poste mais próximo. Uma chatice. Apesar de “alguém” pagar a conta da energia eléctrica que abastece o local e de uma torneira debitar, generosa e ininterruptamente, muitos metros cúbicos de água que, obviamente, também “alguém” paga.

Não se sabe se, no interior da aparentemente precária habitação, o cidadão em causa possui ou não jacuzzi, ar condicionado, ou um plasma onde sintonize os canais televisivos que a sua parabólica lhe permite captar. Isso é lá com ele. Mas, a julgar pela viatura topo de gama estacionada nas imediações da “barreca”, é bem capaz de se dar a esses pequenos luxos.

Assim sendo, o que leva um cidadão, não sendo o Kadahfi, a escolher para si e para os seus residir numa barraca? Talvez a tranquilidade e a segurança que o local lhe inspira. Pode ali receber as visitas dos parentes afastados e serão poucos, ou mesmo nenhuns, os abelhudos que vão meter o nariz nos negócios com que vai arredondando o “Rendimento”. Entretanto, muito de vez em quando, vai pedindo uma casinha. Mas bom, mas mesmo, mesmo bom, era arranjarem a estrada. Um carro de cinco mil contos não é para andar naqueles buracos.

4 comentários:

  1. A Camara devia promover a requalificação total daquele espaço e construir habitações para as pessoas que ali vivem porque tal como está é uma vergonha para todos os estremocenses.

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo, repare que eu não escrevi sobre "espaço" nenhum em concreto...

    ResponderEliminar
  3. Devia construir habitações? Porquê? Agora premeia-se quem ocupa terreno alheio com casas? Isso sim, seria uma vergonha.

    ResponderEliminar
  4. Mais: vergonha vergonha é ao que parece andar um senhor a querer fazer alguma coisa de um terreno que é seu e não poder, porque não há coragem de tirar os senhores ciganos do terreno que ocuparam. (será que têm alguma ligação ao lendário Movimento OKUPA?)

    ResponderEliminar