quinta-feira, 19 de março de 2015

País de alarves!

Portugal está cheio de gente que se indigna facilmente. Mesmo que não perceba nada acerca do assunto causador da indignação. Hoje está tudo ofendido com a Ministra das Finanças. A senhora teve o desplante - o topete, quiçá - de partilhar com os seus concidadãos a satisfação por, segundo afirmou, o Tesouro ter os cofres cheios. A tugalhada, obviamente, não gostou. Prefere, como gente esperta que é,  ter os cofres vazios. Sem cheta. Assim é que é bom e bonito. Ter “algum” guardado é coisa de idiota, como todos sabemos.
Neste contexto não admira que as intenções de voto nos mesmos que esvaziaram os cofres estejam em alta. É isso que um povo ignorante - nomeadamente em termos financeiros - espera de um governante. Esperar que o conjunto de alarves a que se convencionou chamar portugueses perceba que “cofres cheios” significa ter assegurado as necessidades de financiamento para os tempos mais próximos é, manifestamente, pedir em demasia a criaturas que nem sequer percebem o motivo pelo qual se deve sempre pedir factura.

6 comentários:

  1. Quando li a notícia, achei algo bom no meio de tantas más. Mas oxalá que não seja mais uma mentira porque KK tem sido uma constante o que é hoje amanhã já será desmentido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não digo que seja uma noticia especialmente boa por que o dinheiro é dos credores...mas aproveitar agora que os juros estão baixos para assegurar financiamento futuro parece-me um bom acto de gestão da divida.

      Eliminar
  2. Nem sequer se alcança que a divulgação, como que por acaso (e estas coisas nunca são por acaso), deste tipo de informação, serve também para condicionar os mercados e fazer baixar o juro.


    ResponderEliminar
  3. Dizem o mesmo do Salazar, que acumulou imenso ouro para Portugal e deixou o país na miséria. Como se antes dele pegar no país as pessoas não vivessem ainda mais na miséria...

    ResponderEliminar