quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Afinal essa coisa do amor à pátria é só para exibir à janela...

Um daqueles estudos de utilidade e resultados duvidosos acerca de coisas parvas diz-nos que os portugueses, na sua esmagadora maioria, não estariam interessados em pegar em armas e defender o país em caso de conflito armado. Parece que, ainda segundo o mesmo estudo, apenas vinte e oito por cento estariam dispostos a dar o coiro ao manifesto pela pátria.
Mesmo conhecendo a nacional admiração pelo pacifismo tenho muita dificuldade em acreditar nestes resultados. Os portugueses amam o seu país como poucos. Veja-se a parafrenália de bandeiras, bandeirinhas e bandeirolas que penduraram nas janelas e nos lugares mais improváveis como forma de expressar o seu patriotismo por altura do euro 2004. Quem assim age seguramente também depressa pega numa arma para expulsar um qualquer invasor que se atreva a tentar conquistar esta terra. Digo eu, que sempre achei isso das bandeiras uma manifestação hipócrito-parola do mais básico mau gosto.
Nesta alegada pouca vontade de defender o seu país os portugueses não estão sozinhos. Quase todos os europeus pensam da mesma maneira. Ao contrário do que acontece com as populações do norte de África ou do médio oriente. O que explica muita coisa. E nenhuma boa, convenhamos.


4 comentários:

  1. E também há a notícia de que quase 100 pessoas deixaram de ser portuguesas no ano passado, renunciado à nacionalidade lusa. Só não dizem quantos novos portugueses é que tabém surgiram no ano passado e, acima de tudo, se merecem ou não ser portugueses. Aqui em Macau, por exemplo, há falsos portugueses a mais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Actualmente é muito fácil mudar de nacionalidade. Veja-se, por exemplo, essa coisa dos casamentos daquela malta da toalha na cabeça só para se poderem legalizar na Europa...

      Eliminar
  2. Para defender a pátria, que pátria? E quantos pegam em armas e arrasam familiares e amigos e não só? Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa, claro. A questão era meramente académica...

      Eliminar