sábado, 14 de fevereiro de 2015

A taxinha dos sacos de plástico

Uma estranha unanimidade percorre a sociedade portuguesa relativamente à implementação da taxinha sobre os sacos de plástico. Nem, estou em crer, o Parvus Coelho esperaria tanto consenso. Deve ser dessa coisa politicamente correcta de salvar o planeta e os peixes que se engasgam com os ditos sacos que, dizem, poluem os oceanos. E, presumo, também atrapalham a circulação dos submarinos.
Embora não pelas mesmas razões que tenho lido e ouvido, mas sim, admito que é uma boa medida. Logo por ser uma taxa – imposto, é capaz de ser mais apropriado – que só paga quem quiser. Depois porque constitui, ainda que poucos tenham referido este aspecto, mais uma arma de combate à evasão fiscal.
Desconfio é que em relação ao ambiente, pelo menos àquele que nos está mais próximo, os contras sejam maiores que os prós. Não estou a ver a maioria das pessoas a comprar sacos para o lixo. Ou muito me engano ou vai começar a ser tudo deitado ao molho nos contentores. Com as consequências para a saúde pública que não são difíceis de antecipar.

7 comentários:

  1. Os hipermercados já encontraram forma de ladear a questão. Nada de sacos de plástico com a gramagem prevista por lei. Imaginamos, desde logo, a 'fuga' dos não sei quantos milhões de receita previstos pelos sucedâneos de Marilu.
    Poderíamos até discutir da(s) vantagem(ns) do tal imposto verde. Que por ser verde carece de amadurecimento. E assim sendo, deseja-se que o amadurecimento (de ideias) comece nos governantes. O que se torna impensável.
    Bom fim de semana, KK.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando sai uma lei a primeira coisa que nos ocorre é "como é que vamos dar a volta a isto?". No caso desta ideia prevejo um retrocesso ao tempo em que se forrava o balde do lixo com papel de jornal e se emborcava depois o conteúdo no contentor. Vai ser - oxalá esteja enganado - o regresso das moscas e do mau cheiro às vilas e cidades.

      Bom fim de semana!

      Eliminar
    2. subscrevo tudo o que dizes e ainda hoje falei com os meus sobre isso...porque vai ser um adeus enorme por parte de muitos à dita reciclagem que tem trazido vantagens. Leis que não passam mais do que...Tapam a cabeça e ficam os pés de fora.

      Só ainda não percebi as contas...onde e como é que o Estado irá arrecadar 48 milhões de euros!

      Uma boa noite

      Beijocas

      Eliminar
    3. Duvido que a receita deste imposto chegue sequer perto dos 48 milhões. Se assim for é porque ou somos ricos ou otários.

      Bom domingo!

      Eliminar
    4. Sinceramente comigo esta lei não faz sentido, porque há muito tempo que uso sacos meus, incluindo de pão. Vou ao Modelo e conforme vai passando as coisas ponho tudo no carrinho. Chego ao carro, ponho tudo nos sacos que tenho.
      Mas sempre reparei no uso abusivo por partes de muitos, quase um produto em cada um e levavam resmas.
      Para o lixo compro sacos sim senhora, no chinês por serem mais baratos e peço factura:)

      Vou estar atenta ao andamento do andor...e sobretudo ali nos eco-pontos...vai ser lindo ó se vai!

      Eliminar
  2. Ouvi uma senhora nas Notícias a declarar que era o que iria fazer...

    ResponderEliminar