sábado, 8 de novembro de 2014

Somos todos muito tolerantes...desde que concordem com as nossas ideias!

Os portugueses, diz-se, são o povo mais simpático do mundo a menos que tenham um volante nas mãos. Ou, acrescento eu, tenham as unhas em cima de um teclado. Em ambos os casos desaparecem todos os sinais de simpatia, some-se a tolerância perante o erro ou a opinião alheia e transfiguram-se em verdadeiras bestas.
É assim, por exemplo, nos blogues. Gente aparentemente normal, de espírito aberto, tolerante, respeitadora da diversidade de opiniões, adepta da multiculturalidade e, em suma, intelectualmente muito avançada, é incapaz de aceitar uma critica ou uma opinião divergente da sua. Não que isso me surpreenda. Ou, ainda menos, me incomode. Pelo contrário. Na maior parte das ocasiões, para não dizer sempre, até me diverte.
Como, por exemplo, no caso do blogueiro – jovem, presumo – que me chamou uns quantos nomes por eu o ter contrariado quando, num post alusivo ao 25 de Abril por ele publicado, garantia que por alturas da Abrilada os miúdos do campo, na sua maioria, iam à escola descalços. Ou, também a propósito da mesma temática, uma senhora que se ofendeu por eu achar, num comentário que fiz a um texto do seu blogue, que em 1974 o facto de as portuguesas não se poderem ausentar do país sem a autorização dos maridos não era, para a generalidade das mulheres, aquilo que mais as preocupava. Vejam lá que me atrevi a sugerir que a guerra colonial era bem capaz de estar uns furos acima na escala das preocupações... Parvoíce minha, estava-se mesmo a ver.

4 comentários:

  1. Eu aceito todas as opiniões e é para isso que os blogues servem - partilhar ideias e aprender sempre com isso - e concordo contigo, porque seria bem pior "mentir, ocultar" numa de tá-se bem.

    Força e não desistas por já estivemos em desacordo e nunca nos demos mal!

    Um abraço extensível à família e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos blogues e outros fóruns de discussão online é quase impossível debater ideias. Ou se concorda com o dono do espaço de discussão e com o autor da ideia ou então é-se, na maior parte dos casos, ofendido, gozado ou excluído do debate.

      Por mim, diga-se, não é coisa que me incomode. E, como escrevo no post, a maior parte das vezes até me diverte. Mais. Hei-de continuar a "largar a minha estaca" onde e quando me apetecer!

      Obrigado e uma boa semana.

      Eliminar
  2. Fim da Cidadania Infantil!

    Votar em políticos... sim mas... votar não é passar um 'cheque em branco'!
    --->>> OS POLÍTICOS QUE APRESENTEM IDEIAS/PROPOSTAS (DE FORMA TRANSPARENTE) QUE PODERÃO SER, OU NÃO, VETADAS POR QUEM PAGA (vulgo contribuinte).
    [ver blog 'Fim-da-Cidadania-Infantil']
    Leia-se: os políticos e os lobbys pró-despesa/endividamento poderão discutir à vontade a utilização de dinheiros públicos... só que depois... a 'coisa' terá que passar pelo crivo de quem paga (vulgo contribuinte).
    -> Resumindo: deve existir o DIREITO AO VETO de quem paga!!!
    .
    .
    P.S.
    O contribuinte agradece que sejam apresentadas propostas/sugestões que possibilitem uma melhor gestão/rentabilização dos recursos disponíveis... ou seja: em vez de propostas de despesas/endividamentos/aumentos... apresentem propostas de orçamentos!

    ResponderEliminar
  3. Diz que a canalha hoje em dia não gosta de ser contrariada. É que ainda ficam traumatrizados...

    ResponderEliminar