quinta-feira, 6 de novembro de 2014

E que tal uma licenciatura em canalização? Ou um mestrado em marcenaria, quiçá...

Desconheço se Portugal tem ou não licenciados a mais, como garante a gaja que manda nisto tudo. Só sei que se por acaso necessitar dos serviços de um advogado devo ter pelo menos uma dúzia deles aqui na cidade. O mesmo se aplica a médicos das mais variadas especialidades, arquitectos ou especialistas vários nas mais diversas áreas do conhecimento cientifico. Isto numa cidade que terá, quando muito, oito mil habitantes. Já se por algum infortúnio a canalização, a instalação eléctrica ou a mobília cá de casa sofrerem um dano mais grave, pode ser que, com sorte, consiga encontrar um profissional com a agenda disponível para, num prazo razoável e por especial favor, resolver o meu problema.
Mas isto, reitero, não quer dizer que existam licenciados a mais. Provavelmente haverá é electricistas, canalizadores ou carpinteiros a menos...

2 comentários:

  1. Ora aí está o que afirmei noutros locais sobre o que disse essa tal. Não sei se há a mais ou não, sei apenas que lá nas terras alemãs para onde emigraram muitos, querem mão de obra barata e licenciados em todas as áreas mas com experiência. Fizeram bem em ir mas jamais com "mala de cartão".

    Acabaram com as vertentes comercial e industrial, e agora chamam-lhe cursos profissionais. Alguns prestam outros são uma autêntica forma clara de esturrar dinheiro de todos nós.

    Há cursos de tudo o que referes e até de mecânica que acho bem que tirem, mas aconselho sempre a muitos jovens que devem ir mais além porque uma licenciatura é sempre algo mais, num futuro próximo, e se for preciso andarem a varrer ruas que o façam, mas um dia isto dará uma grande volta, acredito!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O saber, já dizia a minha avó, não ocupa lugar. Podíamos até 100% da população licenciada que não havia mal nenhum nisso. Agora não podemos querer ter direito a um emprego apenas pelo facto de termos um canudo. Há que fazer pela vida. Aqui ou no estrangeiro. A trabalhar no que se estudou ou noutra coisa qualquer. Por conta de outro ou por conta própria,,,

      Eliminar