segunda-feira, 21 de julho de 2014

Uma campanha que me faz ter saudade do tempo em que os animais não falavam

Ponto prévio, declaração de interesses ou o que lhe queiram chamar. Durante os mais de vinte e cinco anos que vivi no campo, mesmo à beira de uma movimentada estrada nacional, foram mais que muitos os cães e gatos abandonados que adoptei. Perdi-lhes a conta de tantos que foram. Não admito, por isso, lições de moral de ninguém acerca de como se tratam os animais. Muito menos da escória urbano depressiva, auto proclamada amiguinha da bicharada.
Isto para dizer que considero completamente estúpida, abjecta e de manifesto mau gosto a actual campanha contra o abandono de animais. Desejar a outrem a morte ou uma série de tragédias qual delas a pior, mesmo que esse outrem tenha cometido um crime - e abandonar um animal é disso que se trata, de um crime - não é digno de quem se proclama civilizado ou inteligente. Gente, diga-se, quase sempre tão tolerante relativamente a outros crimes que por aí se vão praticando.
Curiosamente ninguém reclama da dita campanha, continuando a mesma, despudoradamente, a ser emitida. O que, convenhamos, constitui um precedente deveras preocupante. Um destes dias será perfeitamente legitima a emissão de uma campanha nestes moldes – ou noutros muito piores, por serem crimes mais graves - contra a violência doméstica, a pedofilia, os homicídios ou o abandono de idosos.
Não pode valer tudo. Apesar de os animais terem voltado a falar, isto ainda não é a selva!

7 comentários:

  1. Acabei de ver o anúncio e pensei algo parecido, não gosto e pareceu-me errado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem criou a campanha e quem dá a cara por ela devia ter vergonha pela mensagem de ódio que está a passar...

      Eliminar
  2. Não conheço a campanha a que faz referência.
    Mas, pelo que descreve, parece-me abjecta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inqualificável. Se para a liberdade de expressão há limites então neste caso foram completamente ultrapassados.

      Eliminar
  3. O pior são os defensores dos direitos dos animais que nos querem impor o vegetarianismo. Se calhar é porque os animais de estimação deles também não comem carne. E, já agora, tenho mais pena dos animais que sofrem do que das pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consigo pensar assim. Mas, admito, deve ser problema meu.

      Eliminar
  4. Está bem feita sim, que é para ver se aprendem que os animais, não são objectos.
    O doutor deve ser da mesma fornada do idiota do Paulo rangel que dizia que entre escolher o cão dele e um criminoso, escolheria salvar a vida do meliante.
    Não gosta, muda de canal. Ou manda emails a todos os que abandonam e maltratam os bichos.

    ResponderEliminar