quinta-feira, 3 de julho de 2014

Cuidado com as carteiras!

Culpar os municípios pelo incumprimento do défice parece-me manifestamente abusivo. Verdade que os autarcas são, por natureza e de uma forma geral, gastadores compulsivos que adoram distribuir dinheiro pelos eleitores esturrando dinheiro como se não houvesse amanhã. Mas há excepções. Ainda que possam não ser muitos, há municípios que têm as contas equilibradas graças a uma gestão, do ponto de vista financeiro, mais ou menos previdente.
Quanto aos outros – aos gastadores - não vale a pena. São um caso perdido. Ninguém, mas mesmo ninguém, os consegue controlar. Por mais legislação que se produza arranjam sempre maneira de lhe dar a volta. E se agora é assim, imagine-se o dia, não muito distante, em que um actual autarca, por sinal de uma das mais endividadas Câmaras do país, for o primeiro-ministro. Preparemos, pois, as carteiras. Comparado com o que, então, vai ser preciso, o actual saque fiscal não passa de coisa de meninos.

2 comentários:

  1. É mesmo meu amigo e no "antes" das eleições é o vale tudo, mas tudo e a maioria do povo apoia e adora. Não entro nesse filme, não faço parte desse pacote de pacóvios e se a de Lisboa e outras têm uma dívida dantesca daqui um ano...pois...!

    Um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viver à conta da divida - ou seja, do dinheiro dos outros - é o que o país na generalidade tem feito. Mas, é como dizes, a populaça é o que quer. Daí que isto seja ingovernável.

      Eliminar