sábado, 12 de outubro de 2013

Levem lá o ordenado mas não nos tirem a cervejola!

Vão saindo ao ritmo de gota-gotas as noticias sobre os eventuais cortes na despesa pública alegadamente previstas no orçamento de Estado para o próximo ano. Assim a modos que a apalpar o pulso à rapaziada. Anuncia-se o oitenta, depois afinal fica-se pelo oito e a malta acaba toda satisfeita por poder continuar na mesma vidinha. Ou quase. Porque entretanto já esqueceu o que fizeram no orçamento passado. E no outro. E, também, no outro antes desse.
Desta vez, ao que parece, haverá a intenção de ir um bocadinho mais longe e alargar a austeridade para lá do âmbito do funcionalismo público e dos reformados. Diz – e às tantas é apenas para testar reacções – que em 2014 as administrações terão de reduzir em 20% o montante dos subsídios que generosamente distribuem pelas diversas entidades. De toda a natureza. Desde os bombeiros voluntários até ao grupo excursionista dos amigos do garrafão.
Vai ser bonito, vai. Não a redução do subsidio público para sustentar divertimentos privados, porque isso não irá acontecer. Agora a reacção que a ideia desencadeará junto do pessoal que anda a mamar à conta do orçamento – seja do Estado ou dos Municípios – é que será digna de apreciar. Tal como o contorcionismo legislativo dos que asseguram a sua sobrevivência politica através da atribuição de subsídios a tudo o que mexe. Isto na remota e mais que improvável hipótese de uma coisa como esta vir a ser aprovada. O mais certo é ficar tudo na mesma e para compensar cortar mais um bocado aos vencimentos dos funcionários públicos. Antes isso do que acabar com os passeios a Fátima, o porco no espeto, a cervejola ou a sardinha assada.

2 comentários:

  1. Fizeste-me gargalhar com essas do "amigo do garrafão"...mas pior do que tudo o que descreves é que em Sintra ganhou o velho Basílio Horta do PS. Vai fazer coligação com o 3º e 4º do ranking, ou seja PSD e CDU, e o do PSD prometeu na campanha uma mega feira popular e 1.500 postos de trabalho Pois claro e cadê o dinheiro? Venham carrinhos de choque de preferência com todos e ponham-nos a girar até cairem para o lado.

    Anda tudo doido...e elegem de novo um do PS...o povo é perfeitamente idiota!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A imaginação delirante desta malta não conhece limites. E a idiotice de quem os elege também não!

      Eliminar