quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dia mundial da poupança



Quando se assinala o dia mundial da poupança as noticias não são as melhores para quem procura manter o hábito de poupar. Isto porque o governo prepara-se para voltar a mexer nos nossos bolsos. Área que, diga-se, domina na perfeição e onde os membros que o integram revelam uma imaginação verdadeiramente prodigiosa. Desta vez os alvos são os descontos, as promoções e os cartões de fidelização das principais cadeias de distribuição. É que isso de ficar com mais uns euros na algibeira – ou gastá-los no que mais lhe aprouver - choca frontalmente com o esforço do Parvus & Companhia para reduzir a cinzas o poder de compra do pagode.
O argumento utilizado – algo relacionado com as relações entre produtores e comerciantes – constitui um disparate. Primeiro porque o Estado, até pela doutrina vigente, deve limitar ao mínimo a sua intervenção na economia – sempre que o faz as coisas pioram – e depois porque ao alegadamente pretender proteger os produtores em detrimento dos consumidores acabará, mais cedo do que tarde, por prejudicar quem produz. Mas esperar que a gaiatagem a quem o país está entregue perceba isso é ter as expectativas demasiado elevadas.

5 comentários:

  1. Kruzes,
    Que melhor forma de justificar a catrefada de políticos, assessores, consultores e burocratas que pululam pelas diversas insituições públicas do que a suposta defesa do cidadão?! Esta gente além de ignorante e estúpida, que julga que o povo é incapaz de tomar conta de si, é acima de tudo perigosa, pois tudo serve de desculpa para cercear as nossas liberdades...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar começar a reforma do Estado por aí talvez não fosse má ideia...

      Eliminar
  2. Desta vez os alvos são os descontos, as promoções e os cartões de fidelização das principais cadeias de distribuição.
    ............................
    Esta escapou-me e não percebo o que escreveste...querem acabar ou cortar com os descontos? Como assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Dizem eles que é para acabar com as condições que as grandes superfícies impõem aos seus fornecedores...Tretas!

      Eliminar
    2. Á ok...claro que são tretas mesmo...cada vez mais há fornecedores a preferirem as grandes superfícies.

      Eliminar