terça-feira, 20 de agosto de 2013

Estratégia: Em grego: strategía, em latim: estrategia, em francês: stratégie, em inglês: strategy, em alemão: strategie, em italiano: strategia, em espanhol: estrategia…

Vêm aí mais milhões. Daqueles que a Europa nos envia para a malta fazer coisas. Desta vez a ideia, tão disparatada como qualquer outra onde já enterraram “charters” de euros, é esturrar o dinheiro a integrar os cidadãos de etnia cigana. Para isso conta-se realizar um investimento a rondar os trezentos e cinquenta milhões de euros, financiados em oitenta por cento pelos fundos comunitários. Os restantes vinte por cento – uns trocos, praticamente – são por conta do orçamento nacional.
A maior parte do dinheiro terá como destino a qualificação dos alojamentos. Que é como quem diz, dar-lhes uma casa. Nisto os municípios terão um papel preponderante. De tal forma que o programa tem como objectivo a sensibilização de 90% das autarquias com população cigana para as especificidades da sua cultura e para o seu realojamento.
Ora, em altura de preparação de programas eleitorais e de inicio de campanha, seria bom que quem se candidata às autarquias esclareça os eleitores acerca do que pretende fazer a este respeito. Nomeadamente que diga claramente se é sensível às especificidades da cultura cigana. Em todas as suas vertentes, de preferência. Se tolera os comportamentos anti-sociais que os elementos daquelas comunidades evidenciam nos espaços públicos, por exemplo. Ou que assuma perante os contribuintes e eleitores do respectivo concelho que vai construir casinhas para os ciganos. Os contribuintes e eleitores que já perderam as suas casas e os que estão vias de as perder por incapacidade de cumprir com os pagamentos ao banco vão, de certeza, perceber a estratégia. E aqueles que trabalham uma vida inteira para as pagar, também. 

4 comentários:

  1. De acordo, mas o que leio interpreto como "reabilitação de alojamento não só de ou para os da etnia cigana...e a palavra "sensibilização" não significa que...e concluo que muitos das câmaras irão metr dinheiro ao bolso, ó se vão!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este programa é dedicado exclusivamente aos ciganos. Daí chamar-se Estratégia Nacional para Integração das Comunidades Ciganas.

      Eliminar
  2. O título da publicação faz-me lembrar a "Tropa de Elite"!

    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim também. E para o caso até me parece a melhor estratégia...

      Eliminar