sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Das profundezas do Alentejo

Quando ouço a referência a um tal Alentejo profundo dá-me vontade de bater em alguém. Seja no gajo que primeiro a mencionou – um individuo que, consta, residirá para os lados de Belém – ou em todos os que, por uma qualquer razão a que não consigo atribuir nenhuma espécie de lógica, a utilizam para se referir a esta região do país. O último a quem me apeteceu ir às trombas foi o pivot do jornal da noite da TVI quando ontem, a propósito da novela da estação que está a ser gravada por estas bandas, o cavalheiro deu a noticia das gravações que por estes dias estão por a decorrer “em Estremoz, no Alentejo profundo”. Como fez questão de frisar.
Consultando o dicionário on-line Priberan fica-se a saber que profundo significa “cujo fundo está distante da superfície, da entrada ou da frente. Ora as filmagens objecto da reportagem decorreram ao nível do solo. Parece que existirão outras numa pedreira mas, ainda assim, a distância até à superfície não será nada de especial. Se o critério para medir isso da profundidade foi o da distância relativamente à entrada no Alentejo, então o jornalista é geograficamente ignorante. Que saiba nunca disse, nem ele nem os outros, que as comemorações do dia de Portugal decorreram em “Elvas, no Alentejo profundo”.
Ainda segundo o mesmo dicionário, em sentido figurado profundo poderá significar medonho, escuro, que inspira terror. Mas, presumo, não deve ter sido com essa intenção. É que se formos por aí a Estremadura profunda não será muito longe dos estúdios da TVI.


6 comentários:

  1. Tens toda a razão sobre essa tremenda calinada do "profundo".

    Ontem ao ouvir e ver essa reportagem lembrei-me de ti...e como não vejo novelas porque não gosto, acabei por não perceber, essa é nacional ou brasileira?

    Bom sábado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é nacional. Diz que é uma adaptação de uma novela mexicana, chilena ou coisa parecida. As filmagens estarem a decorrer por aqui é bom para a terra, não tanto pela eventual divulgação mas para os restaurantes e hotéis que ganham umas massas à conta do pessoal das filmagens. E também para os figurantes que recebem 25 euritos por dia...

      Eliminar
  2. Se profundo significar, um local onde me apetece ficar para sempre, e sempre, no meu caso, significa, sempre que o visito. E visito muitas vezes. Conheço muito bem o Alentejo, não só o Alentejo para turistas, mas um Alentejo desconhecido, digamos assim. Costumo dizer muitas vezes que um dia quero ficar para sempre no Alentejo, o que quer que isso queira dizer.

    ResponderEliminar
  3. Esta do Alentejo profundo a mim também me causa urticária! Dasss!
    Que estupidez a desta gente pensar que a "superficie" é Lisboa. Porra, a Europa começa aqui mesmo ao lado portanto "profundo" será pelos lados da capital, ou não?! O certo é que isto é tudo uma perfeita parvoíce num país com pouco mais de 200 kms... Cambada de gente idiota e com vistas curtas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso e as anedotas de alentejanos em que somos retratados como mandriões. Normalmente a esses respondo que Lisboa é o sitio onde vejo mais gente sem fazer nada...

      Eliminar