sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Almeirim não permite acampamentos de ciganos

Ou muito me engano ou o “ultimato” dado pela Câmara de Almeirim aos ciganos, instalados há vários anos num acampamento perto da zona industrial da cidade para que no prazo de trinta dias procedam à demolição das barracas que por ali foram erigindo, vai exasperar muita gente. A maioria da qual, quase de certeza, só viu ciganos na televisão ou quando vai à feira e mal sabe onde fica aquela cidade ribatejana.
Os ciganos gozam actualmente de um estatuto à parte na sociedade portuguesa. Fazem o que muito bem lhes apetece, ninguém os incomoda, nem pede lhes são pedidas responsabilidades pelas tropelias que praticam. Mesmo as autoridades policiais estão praticamente impedidas de fazer seja o que for para impor a esse grupo de cidadãos as leis do país. Aquelas que envolvem obrigações, bem entendido, porque as outras, as dos direitos, essas eles sabem-nas todas e aproveitam-se delas como poucos.
Molestam, incomodam – por sorte ficam só por aí – e se alguém reage está feito ao bife. O melhor é mesmo ficar caladinho e fingir que não é nada com ele. É por isso que posições como a desta autarquia são dignas de registo. Quer pela coragem de enfrentar aquela comunidade como, pior ainda, as reacções dos auto denominados defensores destas causas que, certamente, não deixarão de manifestar a sua indignação.
Claro que pode haver quem veja nesta medida uma mera acção para eleitor ver. Que isto de afastar gente incómoda é sempre popular entre o eleitorado. E não me custa a acreditar que assim seja. Mas ainda assim, a ir em frente, que sirva de exemplo.

6 comentários:

  1. Kanhotamigo

    Mexeste num ninho de marimbondos e vamos ver no que isso dará. Vais ter à perna... não, às duas pernas os ciganos e os admiradores dos ciganos. Estás realmente feito ao bife.

    Ciganos há muitos, tal como chapéus, segundo dizia o Vasco Santana na Canção de Lisboa (1933), com Beatriz Costa e António Silva e outros.

    Donde vêm? Uns dizem que da região magyar, ou seja da Hungria, outros vão mais longe e falam das Índias & correlativos. Para onde? Sabe-se lá... Isto porque são (ou eram) nómadas.

    Agora, vão sobretudo vender sobretudos & outras peças de vestuário, brinquedos, etc. etc. etc. nas feiras. O Paulinho irrevogável não lhe diz que não, como, de resto, não diz a muitos mais. Feitios.

    E não se pode extermina-los? O Karl Valentin escreveu "E não se pode extermina-lo?"; mas como são muitos, uso o plural...

    Falar é bué da fixe; extermina-los é que é uma porra! Mesmo vendendo droga, salutar ocupação profissional, ou recebendo o Rendimento Mínimo, outra meritória actuação, o mata-ratos, o arsénico, a estrequinina e outros que tais, há que protegê-los, pois fazem parte desse inefável grupo das minorias "nacionais".

    Portantos (sem s) meteste-te com eles, apara-os agora, eu não disse ampara-os. Tenho dito - e bem, ou muito bem (à escolha do freguês)

    Abç

    Henrique
    _______

    PS - ... e eu a tratar-te bem lá na Travessa e tu nicles batatoides. Espera pela pancada, keu à volta kátespero...


    ResponderEliminar
  2. Henrique ANTUNES FERREIRA

    Feito ao bife, eu?! Ná. Quando muito a audiência do blogue dispara. Esperemos é que seja só a audiência...

    ResponderEliminar
  3. André Miguel

    Por mim creio pouco...

    ResponderEliminar
  4. Kruzes, vê lá onde te metes, olha que daqui a pouco aparecem os direitos humanos os anti racistas,e outras espécies e levam-te preso por racista, aqui neste Portugal da treta temos que chamar dourado aos pretos, chamar prateados aos ciganos e nós os brancos e donos deste país chamam-nos e mandam-nos à merda, o melhor é entregar-mos isto tudo a eles e ser-mos nós a irmos embora.
    Cá na minha parvónia, a máfia da Câmara, diz assim, temos que os integrar na sociedade,pois temos, mas não os colocam junto às casas deles, colocam-nos junto à minha e às do outros, a puta que os pariu.
    Isto vai de vento em popa.... esta merda. JonY

    ResponderEliminar
  5. JonY

    Se os colocassem junto às casas deles (dos defensores dessa minoria) o problema ficava rapidamente resolvido...e de forma definitiva! Essa gente fala muito mas sabe lá o que é a vida.

    ResponderEliminar