quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A festa ou a divida

Os portugueses gostam de festas. Nomeadamente daquelas ditas populares que metem sardinha assada, franganito no churrasco, “mines” e um cantor em cima de um estrado a cantar musicas brejeiras. Daí que os poderes públicos locais, sempre atentos aos gostos dos seus eleitores, subsidiem de forma magnânima estas actividades.
Foi o caso, como quase todas as outras, de uma câmara ribatejana que entendeu presentear uma freguesia – se calhar todas, mas agora só esta interessa - do seu concelho com um pequeno subsidio para organizar as festas lá do sitio. Quatro mil euritos, ao que consta.
Até aqui nada de mais. É prática corrente dar este uso ao dinheiro dos contribuintes, daí que ninguém se importe muito com isso. O pior é que a junta desta história tinha uma divida. Uma ou mais, mas isso agora também importa pouco. Embora a importância em divida fosse elevada e o presidente da junta se importasse com isso. Parvo, não faltará de certo quem lhe chame por o homem se dar a essas preocupações.
Ora ao tal presidente, gajo que parece dar primazia às obrigações e deixar as devoções para segundo plano, pareceu que o dinheiro seria melhor aplicado se, em lugar das festinhas, a junta pagasse aquilo que estava a dever. E, para mal dos seus pecados, assim fez. Agora, azar do caraças, tem a Câmara lá do sitio à perna. A edilidade não gostou das prioridades do autarca da freguesia e deliberou que ou a junta faz a festa ou devolve o dinheiro. Coisa que este não pode fazer. Está sem cheta. Também ninguém o mandou desrespeitar a lei e desbaratar os recursos financeiros da junta a pagar dividas em vez de optar pela festarola. Isto há cada opção mais patética... 

10 comentários:

  1. Ser honesto ou leal no meio de "abutres" é sempre esse o resultado e eu faria o mesmo, pagaria a dívida e queria lá saber da festarola!!!!

    GOSTO MUITO DO NOVO VISUAL DO TEU BLOGUE!

    ResponderEliminar
  2. Pão e circo acima de tudo!

    ResponderEliminar
  3. Fatyly

    Pois é, mas pagar dividas não rende votos...

    Isto de vez enquanto há que renovar o visual. Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. FireHead

    Circo, principalmente...

    ResponderEliminar
  5. Resumindo e parafraseando um professor de matemática que tive: "tanto faz dar na burra como na burra dar".

    O povo não aprende, nem com a barriga a dar horas!


    Ah!, e o "berloque" está catita, sim senhor!:))) Like.

    ResponderEliminar
  6. fatima

    O povo quer é paródia!

    ResponderEliminar
  7. Primeiro deixe-me dar-lhe os parabéns pelo novo visual do blogue. Está muito bom. A malta entra e sente o ar do campo. Gosto disso.

    Agora, este assunto é mais um daqueles que parece estar a acontecer com muita frequência em Portugal. Mais um a juntar à idiotice que se mudou de armas e bagagens para este canto do mundo que pelos visto já não planta nada.

    As prioridades andam todas trocadas. Não se percebe nada. Devem querer enlouquecer as pessoas.

    ResponderEliminar
  8. maria madeira

    Ainda bem que gosta desta nova aparência aqui do "belogue".


    É como diz, isto das prioridadezinhas andam tudo trocado. Deve ser das alterações climáticas.

    ResponderEliminar
  9. Kanhotamigo

    Não acho patética, mas sim patática. Ou seja matática, não desfazendo. Ele há Presidentes... E Palhaços, que são os usam nariz vermelho
    e um até é "ocupas" do Palácio de Belém, neste caso o Palhácio.

    Abç

    Henrique

    ResponderEliminar
  10. Ferreiramigo

    Não acho que a malta do poder sejam uns palhaços. Nem, sequer, gente dada à palhaçada. Se fossem isto era um divertimento, o pagode ria-se, andava feliz...Cá para mim são mais do tipo gato pingado, coveiros ou outra coisa mais ligada à morte, à tragédia, à desgraça ou ao gamanço!

    ResponderEliminar