quinta-feira, 12 de junho de 2008

Andar a pé é boa ideia

Apesar de todos os avisos dos especialistas na matéria os portugueses, e os estremocenses em particular, parecem não estar convencidos de que é necessária uma alteração de hábitos no que diz respeito à utilização do transporte particular. Usam-no de uma forma completamente irracional, desregrada e que, em certos casos, revela claros sintomas de demência. É hoje unanimemente aceite que a alta do preço dos combustíveis veio para ficar, a tendência será subir ainda bastante mais, e mesmo os mais renitentes terão de acabar por aceitar que o tempo de utilizar o automóvel para deslocações de escassas centenas de metros chegou, irremediavelmente, ao fim e que terão de optar por formas alternativas de se deslocarem.

Neste contexto, os espaços urbanos terão de ser projectados tendo em conta essa nova realidade. Aparentemente é o que fez – muitíssimo bem, acho eu - a equipa vencedora do concurso de ideias para a requalificação do Rossio Marquês de Pombal, dos largos da República e Luís de Camões e da zona do Lago do Gadanha. Se bem percebo, a “ideia” escolhida como a melhor privilegia claramente o peão e propõe a criação de amplas zonas destinadas apenas à circulação de pessoas.

Sendo esta uma zona plana da cidade e sendo também plano todo o percurso até à zona de maior concentração populacional, era capaz de não ser má ideia prever, no âmbito desta requalificação ou noutro âmbito qualquer, um local especialmente destinado ao estacionamento de bicicletas. Que, ou muito me engano, será dentro de pouco tempo o meio de transporte em que comemoraremos os êxitos vindouros da selecção nacional.

1 comentário:

  1. Os nomes das vossas ruas e largos e pracetas são bastante finos!

    Parabens!

    ResponderEliminar