terça-feira, 17 de março de 2015

Então e essa coisa da vontade do freguês?!

Constitui para mim um mistério inexplicável que não se vendam computadores sem sistema operativo instalado. Se há, nunca os vi. Isto apesar de em inúmeras ocasiões e outras tantas lojas – grandes e pequenas – da especialidade, ter questionado os funcionários – colaboradores, vá – acerca do assunto. Sem sucesso, diga-se. Obtive apenas respostas parvas de quem não fazia a mais parva ideia acerca do eu estava a falar.
Não consigo entender que tenha de pagar por algo que não quero e que não pretendo usar. Recorde-se que a licença do Windows custará cerca de cento e cinquenta euros. Valor que está incluído no preço da máquina. Sendo utilizador do Linux, um sistema operativo gratuito, que inclui software para tudo o que preciso, não me parece razoável ter de pagar uma espécie de tributo à Microsoft. Para mais quando não vou usar nenhum programa produzido por essa empresa.
Por alguma obscura razão é tema que parece não preocupar ninguém. O Governo, a Deco ou o Bloco de esquerda, nomeadamente. Nem, mais estranhamente ainda, aos consumidores em geral. Devem ser todos ricos. 

4 comentários:

  1. O mais estranho ainda foi que além dessa imposição de um SO nos computadores, há dias a falar com um técnico de informática sobre a pertinência de um meu computador ficar sem o windows para experimentar o Linux, ele quase ter ficado em estado de choque por isto ser uma ideia maluca.
    Efetivamente esta gente gosta que lhe imponham um SO apesar de estar sempre a falar do direito de opção, liberdade e outras coisas que tais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualquer SO Linux tem todas as ferramentas necessárias para o utilizador médio. Mas tem um grande defeito. É à borla.

      Uso linux há muitos anos e, ao contrário do que acontecia até há cinco ou seis anos, hoje trata-se de um SO ainda mais fácil de usar que o Windows. Não fossem os interesses instalados e a espantosa ignorância dos consumidores e tudo podia ser muito diferente. Com vantagens para todos.

      Eliminar
  2. Fiz à bocado essa pergunta aos meus genros e dizem que é imensamente estranho o que dizes, porque em qualquer loja do ramo vendem sem a instalação do SO, o que muitos funcionários não percebem o que pretendes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na Worten, na FNAC, na Staples ou na Rádio Popular nunca encontrei. Excepto o "Magalhães" que vinha com o "Caixa Mágica" e durante algum tempo um portátil que vinha com o Ubuntu instalado. De resto nunca vi...E ouvi respostas curiosas. A melhor foi de um empregado que me garantia que sem o Windows o computador não me servia para nada.

      Eliminar