terça-feira, 17 de março de 2015

Deve ser tudo rico...

ArquivoExibir.jpg



Constitui para mim um mistério inexplicável que não se vendam computadores sem sistema operativo instalado. Se há, nunca os vi. Isto apesar de em inúmeras ocasiões e outras tantas lojas – grandes e pequenas – da especialidade, ter questionado os funcionários – colaboradores, vá – acerca do assunto. Sem sucesso, diga-se. Obtive apenas respostas parvas de quem não fazia a mais parva ideia acerca do eu estava a falar.


Não consigo entender que tenha de pagar por algo que não quero e que não pretendo usar. Recorde-se que a licença do Windows custará cerca de cento e cinquenta euros. Valor que está incluído no preço da máquina. Sendo utilizador do Linux, um sistema operativo gratuito, que inclui software para tudo o que preciso, não me parece razoável ter de pagar uma espécie de tributo à Microsoft. Para mais quando não vou usar nenhum programa produzido por essa empresa.


Por alguma obscura razão é tema que parece não preocupar ninguém. O Governo, a Deco ou o Bloco de esquerda, nomeadamente. Nem, mais estranhamente ainda, aos consumidores em geral. Devem ser todos ricos.


 


 

3 comentários:

  1. faltou nomear o SOS Racismo, pois estamos perante uma discriminação

    ResponderEliminar
  2. Gonçalo3:22 a.m.

    É bem visto mas isso é assim há já muito tempo.

    O Estado tem uma parceria com a Microsoft em que TODOS os computadores têm de ter o Windows, como por exemplo no parlamento onde de ser adquiridos novos computadores com o Windows 7 quando este foi lançado. Presumo que se tenha passado o mesmo com o Windows 8/8.1 e certamente sucederá o mesmo com o Windows 10.

    Com os pacotes de Office (Word; Excel; PowerPoint; etc.) acontece a mesma 'cantiga'.

    As 'coisas' não são como deviam ser mas sim como eles as corrompem!

    Há 3/4 anos li um estudo onde se referia que se os PC dos serviços públicos retirassem os softwares pagos e os substituíssem por softwares de código livre (Linux, SO gratuito, ou outro) o Estado pouparia por ano 20.000.000,00 € (vinte milhões de euros), valor esse que já incluía a formação aos utilizadores!

    Mas as parcerias obrigam a isso...

    Certamente no caso da venda a retalho a imposição também exista. Haverá uma obrigação das lojas revendedoras em comercializar apenas máquinas com sistema operativo da Microsoft? Ou se compra um PC com SO da MS ou um MAC da Apple com o seu OSX... e os Open Source?

    No entanto se tiver interessado pode pesquisar nos sites da especialidade e tentar adquirir um PC fora de Portugal. Não sabendo muito acerca do assunto deve haver certamente uma loja onde comprar um PC com SO de código livre (Open Source).

    Deixo-lhe uns nomes (ou palavras-chave) que conheço, não de lojas online, mas de outros SO ou programas livres: ; ; ; ; .

    Por fim garanto-lhe toda a razão no que escreveu!

    ResponderEliminar
  3. pimentaeouro9:46 p.m.

    Por alguma razão misteriosa, ou talvez não, Bill Gates é um dos homens mais ricos do mundo

    ResponderEliminar