sexta-feira, 3 de maio de 2013

Prazo médio de pagamento dos municipios


Embora não constitua, pela maneira como é calculado, um indicador com um elevado grau de exactidão, o prazo médio de pagamento divulgado pela DGAL não deixa de constituir um elemento de referência quando se pretende analisar a relação de um município com os seus credores e a partir do qual se podem tirar ilações quanto à forma como as autarquias são governadas.
Cinco, entre os trezentos e oito municípios portugueses, segundo os dados divulgados demoram mais de mil e duzentos dias a pagar aos fornecedores. É obra. E muito tempo, também. Entre as câmaras do distrito, Évora lidera - com o décimo segundo lugar a nível nacional - o ranking das más pagadoras com um PMP de quinhentos e quarenta e um dias. Seguem-se, no que diz respeito ao distrito, os municípios de Borba e Alandroal num nada honroso vigésimo quinto e vigésimo sexto lugar na tabela dos pouco cumpridores a nível nacional. O atraso no cumprimento da obrigação de pagar é de, respectivamente, trezentos e oitenta e trezentos e setenta e sete dias.
No lado oposto da lista, aqueles que cumprem a tempo e horas, estão setenta e três municípios que pagam aos seu fornecedores a menos de trinta dias. Entre eles contam-se cinco autarquias do distrito de Évora. São elas Arraiolos, Mora, Portel, Redondo e Viana do Alentejo.
Normalmente quando se fala, seja governo ou oposição, em politicas de crescimento, apoio às empresas e combate ao desemprego, a solução envolve sempre esturrar mais dinheiro. Provavelmente, digo eu que não percebo nada disto, não era preciso. Bastava obrigar toda a gente a proceder como estes autarcas e a cumprir as obrigações que assume no prazo acordado. Talvez não houvesse tanta empresa a fechar, nem tantos portugueses sem trabalho. Mas isso, se calhar, não dá votos.

3 comentários:

  1. só agora vi os dados dos censos no seu blog, entretanto, aposto que, nos próximos censos, o concelho de estremoz contará com cerca de 11 mil habitantes.

    ResponderEliminar
  2. Se os próximos censos forem em 2021 teremos, quase de certeza, menos de dez mil habitantes. Atendendo ao peso da faixa etária acima dos setenta anos e à crescente fuga dos jovens para o litoral não parece difícil de vaticinar um concelho - e todo o interior - cada vez com menos gente.

    ResponderEliminar
  3. O interior o que tem feito para cativar as populações? mal faz um golpe de sol cagam-se todos para o campo e lá vêm eles a caminho das praias, será que no interior não há água? ainda gostava de saber o que é o interior, pelo que conhece é tudo coisa de mau gosto.

    ResponderEliminar