Vejo com inusitada frequência publicações e inúmeras partilhas dessas mesmas publicações, onde se dá conta de avistamentos de cães que, segundo os autores dessas mensagens, estarão perdidos. Ou os canitos andam completamente desorientados ou as pessoas estão cada vez mais parvas. Alinho pela segunda hipótese. Até porque para a sustentar – ainda que isso não seja preciso, de tão evidente que ela é – aparece quase sempre alguém a esclarecer que “não senhor, o cachorro não está nada perdido. Pertence a beltrano ou a sicrano e anda apenas a dar a sua voltinha habitual”. É uma loucura, isto. Não podem ver um bicho sozinho, estas malucas, que está logo perdido. Sim, malucas que isto passa-se maioritariamente com mulheres e a maior parte delas com idade para ter juízo.
Noutros tempos, quando muito, os cães estavam abandonados e, mais tarde ou mais cedo, encontravam alguém que cuidava deles. Durante a minha infância e juventude adoptei alguns nestas circunstâncias. Se estivessem perdidos facilmente encontrariam o caminho para casa se essa fosse a sua vontade. Como, de resto, acontece com toda a espécie de bicharada. Todos conhecemos casos de animais que percorreram dezenas, até mesmo centenas, de quilómetros para se juntarem aos donos. Sem necessidade de GPS.
É isso e adolescentes desaparecidos. Depois de uns dias de bem bom e de farra, e toda a tropa mobilizada, lá são descobertos e regressam ao ninho. Ainda bem, mas diz muito ao caso.
ResponderEliminarQuanto aos animais é de facto assim. O bicho hoje em dia não pode ir marcar território a 500 metros de casa para ser dado como perdido. Lá virá a vez dos gatos, depois dos canários e periquitos.
Isto se já não for levado na brincadeira, será uma calamidade e não temos manicómios suificientes e capazes.
Subscrevo totalmente o que dizes!
ResponderEliminarOnde mora a minha filha há cães que ao fim da tarde vão dar a sua voltinha sem dono para as ditas poias e tendo quintais tão grandes!
Por vezes agrupam-se o que é mau porque podem atacar quem se aproxime, ciclistas e quem vai despejar o lixo etc, como já ocorreu várias vezes.
Julgas que o PAN faz alguma coisa? Zero!
Beijos e um bom dia
Já aborrece a histeria que existe em torno dos animais. Não há paciência para tanta maluca!
ResponderEliminarNem me digas nada! Se tirasse fotos a metade das poias que encontro no meu percurso para o trabalho tinha para uma duzia de posts por dia. E olha que não ando mais do que 500 metros...
ResponderEliminarCumprimentos