terça-feira, 18 de novembro de 2025

(De)bater no ceguinho

A longuíssima maratona de debates entre candidatos presidenciais, a menos que resolvam incluir o Vieira, será um não menos desmesurado bocejo. Do debate de ontem retenho apenas aquilo dos estrangeiros que vêm para Portugal tratar da saúde à borla. À borla para eles, que os custos ficam por nossa conta. Que não, garante o Seguro e os gajos que fazem a “verificação dos factos” corroboram. Os estrangeiros pagam e os que ficam a dever é problema do funcionamento do sistema. Claro que sim. A gente acredita. Até porque, já dizia o outro, para a mentira ser segura e atingir profundidade tem de trazer à mistura qualquer coisa de verdade. O caso das gémeas brasileiras, transformadas em portuguesas de gema da noite para o dia, é por demais elucidativo. Por mais que se esforcem em dourar a pílula.


Quanto ao resto foi mais do mesmo. Um candidato choninhas, um fala barato e comentadores que antes de abrirem a boca já sabemos o que vão dizer. Se debatentes fazem o seu papel e cada um escolhe, legitimamente, as suas estratégias, de quem comenta espera-se outra atitude. Desejavelmente mais séria. Mas não. Estas criaturas, como sempre, parecem os pastorinhos de Fátima. Ou os árbitros do futebol português. Vêm coisas que mais ninguém vê. Tem corrido bem, como sabemos. E por falar em futebol. Aquilo ontem foi um empate de zero a zero. Total inoperância do ataque, a defesa só deu porrada e o meio campo passou o tempo a vê-las passar. A continuar assim descem ambos de divisão.

8 comentários:

  1. A riqueza das dívidas na saúde "Chega" a todo o lado. Nem sou eu qeu digo, é a notícia, debatida ou não;
    "Passado mais de um ano, Betty Grafstein ainda não pagou os 54 mil euros do internamento. A mulher de José Castelo Branco continua a dever o internamento no Hospital CUF Cascais."
    Link da notícia abaixo;
    https://www.cmjornal.pt/vidas/ultimas/detalhe/passado-mais-de-um-ano-betty-grafstein-ainda-nao-pagou-os-54-mil-euros-do-internamento

    ResponderEliminar
  2. Anónimo4:16 p.m.

    Mais do mesmo, estes comentadores ainda não aprenderam, que o voto é soberano e o povo está-se nas tintas para as suas opiniões.

    ResponderEliminar
  3. Ontem vi uma parte do debate enquanto navegava na Internet a pensar já nos presentes de Natal. Foi o esperado dos dois candidatos. A democracia ganha, mas quando um deles é anti sistema, nada de bom traz.

    ResponderEliminar
  4. Essa do mal o menos. É entre privados, eles que se entendam.

    ResponderEliminar
  5. Acho até que o povo tem um prazer especial em contrariar os comentadores...

    ResponderEliminar
  6. Tenho dúvidas quanto a isso do "anti-sistema". Queira-se ou não o "sistema" é isto em que vivemos e ninguém, desde a extrema-direita à extrema-esquerda, por mais que reclame quer viver de outra maneira que não em democracia. Aliás ninguém saberia viver de uma forma.

    ResponderEliminar
  7. Hospitais privados também recebem dinheiro do Estado.

    ResponderEliminar
  8. Uma questão que não é colocada(até ver)aos candidatos

    Psd e esquerda querem mais mesquitas(canal Alexandre Sousa)

    https://youtu.be/ScFP9Jg5zYY?si=URkLF4epwIpE60jq

    ResponderEliminar