terça-feira, 11 de novembro de 2025

Ah e tal...fake news e isso....

A BBC foi, durante décadas, um farol da informação credível. Um daqueles nomes que se dizia com respeito, quase com reverência. Hoje, a dúvida sobre se ainda o é tornou-se mais do que legítima, é inevitável. Se fazem aquilo com o Trump — que, convenhamos, é “apenas” o Presidente do país mais poderoso do mundo e aliado histórico do Reino Unido — imagine-se o que não farão com um Zé-Ninguém desta vida, o borra-botas do costume ou qualquer outro desafinado com a partitura ideológica da moda.
O pior nem é isso. O pior é que, se uma estação com os pergaminhos da BBC já torce a informação como quem espreme um limão seco, não se pode esperar que os seus congéneres pelo mundo fora façam diferente. É o festival da manipulação, cada qual a tentar impingir ao público as percepções mais convenientes. Aliás, só um ceguinho — daqueles que se esforçam mesmo muito para não ver — é que ainda acredita na independência e na imparcialidade da imprensa ocidental. E, muito menos, no profissionalismo dos jornalistas que a servem.
Por cá a comunicação social nem se dá ao trabalho de esconder o que a move. A isenção morreu e ninguém se deu ao trabalho de fazer o funeral. Basta abrir o jornal da minha terra. Deve ser por isso que não faltam figurões a clamar pelo controlo das redes sociais e, se possível, pelo seu fim. Eles lá sabem porquê. E nós também.

2 comentários:

  1. Un escándalo sacude al periodismo mundial.
    Una filtración interna reveló que la BBC manipuló el discurso de Donald Trump del 6 de enero de 2021, cortando y uniendo frases para hacerlo parecer un llamado a la violencia.
    El resultado: una narrativa falsa transmitida al mundo entero, justo antes de las elecciones de 2024.

    Tras la exposición del caso, renunciaron el director general de la BBC y la jefa de noticias, mientras que Trump prepara una demanda de mil millones de dólares por difamación.
    Pero más allá de la polémica, este episodio plantea una pregunta crucial:
    ¿quién controla la verdad en la era de los grandes medios y las redes globales?

    En este nuevo episodio de América Revelada, analizamos los documentos filtrados, las renuncias, las reacciones del gobierno británico y la respuesta de Trump.
    Una historia que va mucho más allá de una edición de video…
    👉 Es una advertencia sobre cómo el poder mediático puede moldear lo que el mundo cree que es real.

    Canal América Revelada en espanhol

    https://youtu.be/ihXXqcBkqv8?si=4B6BvH5x9Q3CjyL0

    ResponderEliminar
  2. Então e por cá? Vejamos um exemplo

    A falta de empatia de Trump e a falta de vergonha do canal Now

    Podcast ideias feitas no Observador

    https://youtu.be/EtP3GoET8fY?si=PR4IRLsgrQHMJMkN

    ResponderEliminar