
De repente ficou toda a gente muito preocupadinha com a liberdade de expressão. Há anos que tenho essa preocupação, que escrevo sobre o assunto – se alguém quiser ter a maçada de confirmar que procure entre os meus mais de sete mil posts – e por causa disso já fui insultado numas quantas ocasiões.
Bastou, agora, o Trump ter mandado silenciar um humorista/activista para andar meio mundo a queixar-se da censura e da perigosa ofensiva à liberdade de expressão promovida por essa entidade mítica a que chamam extrema-direita. Ou seja, tudo aquilo de que a esquerda não gosta. Por mim, que gosto muito de dizer coisas – e, principalmente, escrever – acho mal isso da censura. Não gostei nada quando censuraram a Branca de Neve. Aquilo pareceu-me mesmo mal. Também não apreciei quando o José Sócrates silenciou a Moura Guedes da TVI. Achei censurável um primeiro ministro – socialista, recordo - despedir uma jornalista de quem não gostava. Ainda mais chateado fiquei hoje quando, ao comentar uma publicação no Instagram, com um sugestivo “Fuck Palestina”, fui advertido pela dita rede social que se publicasse o dito comentário corria o risco de ter a conta cancelada. Dado que o mesmo não respeitaria as regras da comunidade, avisaram. Não publiquei e, em vez disso, escrevi “Fuck Israel”. Como já esperava não tive aviso nenhum e foi publicado no imediato. O que significa que, apesar de apenas mudar o nome do território, o comentário respeita os elevados padrões da empresa. Critério objectivos, sem dúvida. E democráticos, também. Obviamente que isto, para além de censura, é manipulação. Daquelas valorizáveis, certamente. Das que reclamo há anos e que uns quantos inteligentes nos querem fazer crer que não existem. Um grande “Fuck” para todos eles.
Isto de querer ser livre é só para quem pode, não é para todos, foi sempre assim. Há muita gente que só vê dum olho, mas são zarolhos da cabeça toda,
ResponderEliminarPois é realmente é assim, esse tal humorista pode insultar o Trump á vontade, gozar com uma pessoa assassinada, ... segundo eles a 1ª emenda da constituição permite-lhe isso mesmo, mas quando é ao contrário.
ResponderEliminarGostava de saber onde é que a 1ª emenda da constituição diz que pode-se gozar, denegrir, insultar, ... mas pronto.
E é a brincar que se dizem coisas muito sérias.
ResponderEliminarNão tendo a sua coragem e nem o seu saber, acerca dos temas abordados, situo-me do seu lado da barricada.
Saudações, com votos de boa semana.
Lamentavelmente são esses vesgos que impoem a sua visão...
ResponderEliminarA esquerda pode tudo. Curiosamente o seu dominio sobre os média vai aumentando à medida que os votos vão diminuindo.
ResponderEliminar"Mangar" com esta malta é a melhor maneira de lutar contra eles. E, para o fazer, nem é preciso grande imaginação.... as criaturas não se cansam de ser ridiculas.
ResponderEliminarCumprimentos
A dita "comunicação social" não é (desde há muito tempo) de confiança . Vejamos:
ResponderEliminarMiguel Morgado "desmascara" os média (questão imigração ilegal)
Canal Gonçalo Sousa
https://youtu.be/uvBfMxtPuvU?si=YnpVw6ZEZnCleX2E