sábado, 6 de setembro de 2025

Imposto é roubo

1757155348546.jpg


 


Há quem goste de impostos. Muita gente, ao que parece. Nomeadamente aqueles que não os pagam, não tencionam pagar e que acreditam que essa coisa dos impostos não é para eles. Ou seja, criaturas que exultam com os impostos que os outros pagam. Nestes, em concreto, a generalidade dos portugueses deve achar que o “dinheiro da União Europeia” é algo que “eles” pagam e a malta vai lá sacar umas massas para financiar as nossas extravagâncias. Uma cena que apenas assiste aos tipos lá da Europa. Deve ser, deve. Mas continuem a achar que sim, se os faz mais felizes. Mesmo que não tenha certezas quanto a isso da felicidade dos que gostam de ver os outros pagar, do que não tenho dúvidas é que tal opinião não os faz menos parvos. Não são os únicos. O que não falta por aí são autarcas, ex-autarcas e candidatos a autarcas que acham o mesmo. Até um antigo Presidente da República achava que “sacávamos umas massas a Bruxelas”. E o actual não deverá andar longe de pensar igual. O que faz sentido. Ou não fosse o PR o mais alto representante de todos nós. Merecemos.

2 comentários:

  1. Diria que o imposto não é roubo. Roubo é usar mal o dinheiro do imposto, seja utilizando-o em projetos que não criam valor para as populações e para o país, seja metê-lo no bolso de corruptos.

    ResponderEliminar
  2. As taxas de IRS estão completamente desajustadas face aos nossos rendimentos. E depois há toda uma vastíssima panóplia de impostos de outras naturezas. Feitas as contas mais de metade dos nossos rendimentos vão para contribuições e impostos. Nessa perspectiva é roubo.

    ResponderEliminar