terça-feira, 18 de abril de 2023

Agricultura da crise

1681678446399


IMG_20230416_195639


 


1 – Obviamente que ninguém – excepto o governo, eventualmente – estará à espera que a entrada em vigor do “Iva zero” faça baixar o preço seja do que for. Já lá para Novembro, quando esta suspensão acabar, poucos duvidarão que todos estes quarenta e seis produtos verão o seu preço crescer seis por cento. Na falta de melhor, chamar a isto especulação parece-me adequado.

2 – Por falar em especulação, especuladores e manigâncias diversas ocorreu-me o mercado de sábado cá da terra. Deve ser por tudo isso que, nos tempos que correm, as bancas de vendas de plantas hortícolas (daquelas para plantação) são as mais concorridas. Não é que não especulem, mas assim como assim não somos todos os sábados vitimas da inflação. Nem da ganância.


3 – É por estas e por outras que a agricultura da crise constitui uma actividade cada vez mais relevante. Pelo menos enquanto não aparecer uma qualquer Susana Peralta desta vida a exigir a aplicação do IVA ao auto consumo no âmbito horticultura. Ou a inventar um imposto patético que vise corrigir a “lotaria do quintal”...

4 comentários:

  1. 1- Eu não entro em criticas bem ao estilo português sem saber o resultado do IVA Zero porque sim!!!
    2- Por aqui as feiras quase que acabaram e há muito que não vou a única qie dizem ainda existir!
    3- Adorei a tua agricultura da crise e pelo que mostras poupas bastante e pelo menos sabes o que comes!
    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
  2. 1-Não tenho dúvida da subida em Novembro.
    2-Adora essa feira de Sábado, presumo que se refere a Estremoz, em especial as velharias, mesmo que não compre nada, faz-me bem visitar o passado.
    3-A horta é um bom exercicio físico, sempre é melhor que ir suar para o ginásio, sem qualquer rendimento e ainda pior, com um custo associado.

    ResponderEliminar
  3. Não tem muito que saber. O Iva zero vai dar zero ao consumidor

    ResponderEliminar
  4. 1 - É uma aposta fácil de ganhar

    2 - Sim, esse mesmo. Está super inflacionado.

    3 - As minhas costas é que não têm especial apeço pela parte que envolve manobrar a enxada...

    ResponderEliminar